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Título: Jogo de tabuleiro como ferramenta auxiliar na educação do conceito de laços de repetição
Título(s) alternativo(s): Board game as an auxiliary tool in teaching the concept of looping
Autor(es): Remenche Junior, Carlos Roberto
Lima, Carolina Zanoto Pinheiro de
Woiciechovski, Pedro Henrique
Orientador(es): Berardi, Rita Cristina Galarraga
Palavras-chave: Computação - Estudo e ensino
Loops (Ciência da Computação)
Jogos de tabuleiro
Jogos sérios
Computer science - Study and teaching
Loops (Computer science)
Board games
Serious games
Data do documento: 28-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: REMENCHE JUNIOR, Carlos Roberto; LIMA, Carolina Zanoto Pinheiro de; WOICIECHOVSKI, Pedro Henrique. Jogo de tabuleiro como ferramenta auxiliar na educação do conceito de laços de repetição. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Com a crescente demanda por profissionais nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil, cresce também a necessidade de expandir o ensino do pensamento computacional e o estímulo para inclusão de novos interessados. Pensando nisso, este trabalho de conclusão de curso versa sobre a criação de um protótipo de jogo de tabuleiro para ser utilizado em sala de aula, cujo objetivo é servir de ferramenta para auxiliar no ensino do pensamento computacional de laços de repetição (loop). Baseando-se em recursos da Computação Desplugada – ou seja, ensinar computação sem a utilização de um computador –, nas definições de jogos sérios, nos diferentes estilos de aprendizagem, e na inclusão de estudantes daltônicos, é proposto um protótipo de jogo de tabuleiro físico que seja capaz de atender até mesmo o público que não possua uma infraestrutura computacional na escola e/ou em casa; além de ser uma alternativa mais descontraída, motivadora, que comunica de forma eficiente fatos sobre diversos assuntos, e que abrange exemplos mais próximos da realidade de quem joga. Este trabalho apresenta testes presenciais realizados com estudantes de primeiro período dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba. Os resultados obtidos são promissores e indicam que o jogo cumpre o seu objetivo, porém mostrou-se mais eficaz quando combinado a uma explicação/aula mais profunda utilizando como exemplo situações que aconteceram no durante uma partida de jogo.
Abstract: With the growing demand for professionals in the areas of Information and Communication Technology (ICT) in Brazil, there is also a need to expand the teaching of computational thinking and encourage the inclusion of new interested parties. With that in mind, this course conclusion work deals with the creation of a board game prototype to be used in the classroom, whose objective is to serve as a tool to assist in the teaching of computational thinking of loops of repetition. Based on Unplugged Computing resources – that is, teaching computing without using a computer –, on the definitions of serious games, on different learning styles, and on the inclusion of colorblind students, it is a physical board game prototype capable of serving even the public that does not have a computing infrastructure at school and/or at home; in addition to being a more relaxed, motivating alternative, which efficiently communicates facts and various subjects, and also covers examples closer to the reality of those who play. This work presents face-to-face tests with newly admitted students of Systems of Information, Mechanical Engineering and Electrical Engineering at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, in Curitiba. The results obtained are promising and indicate that the game fulfills its objective, but it proved to be more effective when combined with a deeper class/explanation using situations that happened during a game match as an example.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31856
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