Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLula, Mayara
dc.date.accessioned2023-07-12T18:09:33Z-
dc.date.available2023-07-12T18:09:33Z-
dc.date.issued2023-06-06
dc.identifier.citationLULA, Mayara. Uma análise das contribuições do uso do produto educacional “Caixa de contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31766-
dc.descriptionAcompanha: Caixa de contagempt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the contributions of using the educational product “Counting box” to help students in early elementary school learn the four basic operations of Mathematics. The aspects addressed in this research involve: teacher training, difficulty of students in the early elementary school years in learning Mathematics, particularly the learning disorder known as Dyscalculia, the four basic operations of Mathematics and manipulative materials. The nature of the research is applied, with a qualitative approach. Data collection involved teachers in the early years of two municipal public schools in northern Paraná. The data collection instrument was structured questionnaires in Google Forms; qualitative analytical analysis was used to interpret them. In the teachers’ view, the results showed that the proposed educational product provides accessible material due to the use of recyclable materials and can contribute to the teaching and learning process of students with difficulties in the four basic operations of Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectDiscalculia em criançaspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectLearning disabilitiespt_BR
dc.subjectAcalculia in childrenpt_BR
dc.titleUma análise das contribuições do uso do produto educacional “Caixa de contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the contributions of using the educational product “Counting box” to help students in the early years of elementary school in the process of learning the four basic operations of mathematicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do uso do produto educacional “Caixa de Contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. Os aspectos abordados nesta pesquisa envolvem: formação de professores, dificuldade de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental na aprendizagem em Matemática, em especial, o transtorno de aprendizagem conhecido como Discalculia, as quatro operações básicas da Matemática e materiais manipuláveis. A natureza da pesquisa é aplicada, com abordagem qualitativa. A coleta de dados envolveu os professores dos anos iniciais de duas escolas públicas municipais do norte do Paraná e o instrumento utilizado para coleta de dados foram os questionários estruturados no Google Forms e para interpretá-los, utilizou-se a análise qualitativa analítica. Os resultados evidenciaram, na visão dos professores, que o produto educacional proposto proporciona um material acessível em função de utilizar materiais recicláveis e que pode contribuir para o processo ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades nas quatro operações básicas da Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8514-5732pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6901234199301491pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Armando Paulo da
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6246-1246pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee3Prado, Rosemeiry de Castro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6541-1607pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037046574064977pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecontribuicoescaixacontagem.pdf9,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
analiseconbribuicoescaixacontagem_produto.pdf7,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons