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Título: Avaliação da soldagem dissimilar a ponto por fricção agitação em ligas de alumínio e aço galvanizado
Título(s) alternativo(s): Evaluation of dissimilar welding by friction stir in aluminium alloys and galvanized stell
Autor(es): Araujo, Anderson Willian
Schneide, Marcos
Orientador(es): Rosa, Sílvia do Nascimento
Palavras-chave: Resistência de materiais
Soldagem
Ligas de alumínio
Strength of materials
Welding
Aluminum alloys
Data do documento: 13-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: ARAUJO, Anderson Willian; SCHNEIDE, Marcos. Avaliação da soldagem dissimilar a ponto por fricção agitação em ligas de alumínio e aço galvanizado. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2023.
Resumo: A união de peças por décadas vem sendo extremamente necessária em processos de fabricação, buscando versatilidade e sustentabilidade. Para satisfazer e proporcionar novas alternativas de processos, a soldagem a ponto por fricção agitação com boas aplicações na área aeroespacial e automotiva, tem possibilitado a soldagem dissimilar. Essa pesquisa teve como objetivo verificar se haveria possibilidade de soldagem a ponto com chapas sobrepostas de ligas de alumínio e aço galvanizado. Para o estudo utilizou-se chapas de ligas de alumínio 1040 e 5052-H34 ambas com 3 mm de espessura e chapa de aço galvanizado com 0,8 mm de espessura. Em um centro de usinagem realizou-se a soldagem nos corpos de prova, variando as rotações em 1100, 1300 e 1500 rpm, respectivamente, e com tempo de permanência de 5 s para todos os parâmetros. A ferramenta utilizada foi fabricada em aço ferramenta H13. Ensaios de tração, dureza e metalografia foram as análises realizadas no estudo. Nas condições utilizadas neste estudo foi possível verificar que há possibilidade de soldagem entre as ligas de alumínio 1040 com o aço galvanizado, na rotação de 1300 rpm, na qual atingiu a maior força média de tração. Já na liga 5052-H34 com o aço galvanizado a possibilidade de soldagem ocorreu na rotação de 1500 rpm.
Abstract: The joining of parts has been extremely necessary in manufacturing processes for decades, seeking versatility and sustainability. To satisfy and provide new process alternatives, friction stir spot welding has shown good applications in the aerospace and automotive industries, enabling dissimilar welding. This research aimed to verify the possibility of spot welding overlapped sheets of aluminum alloys and galvanized steel. The study used 3 mm thick sheets of alloys aluminum 1040 and 5052-H34, as well as a 0,8 mm thick galvanized steel sheet. Welding was performed on the test specimens using a machining center, with rotational speeds of 1100, 1300, and 1500 rpm, respectively, and a dwell time of 5 s for all parameters. The tool used was made of H13 tool steel. Tensile testing, hardness testing, and metallography were performed for analysis. Under the conditions used in this study, it was possible to observe that welding between aluminum alloy 1040 and galvanized steel is possible at a rotational speed of 1300 rpm, which resulted in the highest average tensile strength. Welding between alloy 5052-H34 and galvanized steel was possible at a rotational speed of 1500 rpm.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31709
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