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Título: Motivações para evasão e permanência em um curso de licenciatura em química: o que dizem alunos e ex-alunos?
Título(s) alternativo(s): Reasons for dropout and staying in a licentiate degree in chemistry: what do students and ex-students say?
Autor(es): Batista, Carlos Henrique de Oliveira
Orientador(es): Stanzani, Enio de Lorena
Palavras-chave: Evasão universitária
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
College dropouts
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Data do documento: 7-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: BATISTA, Carlos Henrique de Oliveira. Motivações para evasão e permanência em um curso de licenciatura em química: o que dizem alunos e ex-alunos? 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo, estudar o fenômeno da evasão no curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal do norte do Paraná, evidenciando as principais motivações que levam os alunos matriculados a evadirem do curso. Entendemos que a evasão é um problema inerente aos cursos de Licenciatura no país, nos quais, segundo dados divulgados pelo MEC (BRASIL, 2019), apenas 12% dos alunos ingressantes em instituições públicas conseguem concluir a formação. Pesquisas relacionadas ao tema apontam ainda que, diversos são os motivos que levam os alunos a evadirem dos cursos, dentre eles: a relação com o trabalho, problemas familiares, a não valorização da profissão, dentre outros. Os métodos utilizados foram uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno nos principais periódicos de Ensino de Ciências Nacionais, a partir da revisão construiu-se um questionário que foi respondido por alunos evadidos, formados e regularmente matriculados, contrastando os dados obtidos através do questionário com a teoria, foi possível encontrar vários aspectos em comum para o motivo da evasão entre eles: a escolha do curso como outra opção que não a primeira, a troca do curso por outro, a falta de pertencimento, dificuldade das disciplinas, relações entre alunos e professores e também fatores que contribuem ou contribuíram para a permanência, como a participação de projetos extracurriculares (iniciação científica, iniciação à docência, residência pedagógica) ou simplesmente a habitação coletiva favorecendo as integrações sociais. Diante dos resultados encontrados entende-se que, alguns aspectos dentro da universidade precisam ser revistos como a importância das atividades extracurriculares, a dinâmica entre professor e aluno, programas de apoio a disciplinas categorizadas como de alta dificuldade e programas informativos sobre a relevância das integrações sociais bem como atividades que facilitem essas integrações.
Abstract: The present work aimed to study the dropout phenomenon in the Licentiate Degree In Chemistry course at a federal university in northern Paraná, highlighting the main motivations that lead enrolled students to drop out of the course. We understand that dropout is an inherent problem in Licentiate Degree courses in the country, in which, according to data released by the MEC (BRASIL, 2019), only 12% of students entering public institutions are able to complete their training. Research related to the subject also points out that there are several reasons that lead students to drop out of courses, including: the relationship with work, family problems, the lack of appreciation for the profession, among others. The methods used were a bibliographic review of the phenomenon in the main journals of Education of National Sciences, from the review a questionnaire was built that was answered by evaded, graduated and regularly enrolled student, contrasting the data obtained through the questionnaire with the theory , it was possible to find several common aspects for the reason for the dropout between them: the choice of the course as another option than the first, changing the course for another, lack of belonging, difficulty of subjects, relations between students and teachers and also factors that contribute or contributed to the permanence, such as the participation in extracurricular projects (scientific initiation, teaching initiation, pedagogical residency) or simply collective housing favoring social integration. Given the results found, it is understood that some aspects within the university need to be reviewed, such as the importance of extracurricular activities, the dynamics between professor and student, support programs for subjects categorized as high difficulty and informative programs on the relevance of social integration as well as activities that facilitate these integrations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31698
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