Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31697
Título: Estudo sobre a evasão escolar nos últimos dez anos: uma discussão bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Study on school dropout in the last ten years: a bibliographic discussion
Autor(es): Garcia, Ana Flávia Iasseck
Orientador(es): Rivelini, Angélica Cristina
Palavras-chave: Ensino superior
Evasão universitária
Evasão escolar
Education, Higher
College dropouts
Dropouts
Data do documento: 6-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: GARCIA, Ana Flávia Iasseck. Estudo sobre a evasão escolar nos últimos dez anos: uma discussão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.
Resumo: A evasão escolar é um fenômeno presente em todo o âmbito educacional, e tem se tornado um objeto de estudo cada vez mais frequente, principalmente no contexto universitário. Para desenvolver estratégias que consigam amenizar os índices de abandono escolar, se mostra extremamente necessário adquirir maior conhecimento sobre o assunto, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre evasão escolar nos últimos dez anos. Tem­-se como referência para o estudo periódicos nacionais da área de ensino classificadas como Qualis A1, A2, B1 e B2, fornecendo então um panorama do que vem sendo pesquisado sobre este tema. Após pesquisa foram encontrados 446 artigos, no entanto, selecionou-­se apenas 84 para análise pois eram os que abordavam a evasão de forma mais aprofundada. Esta análise dos artigos encontrados foi realizada por meio da “Análise de Conteúdo” formulada pela Bardin (2004) e agrupadas em nove categorias, posteriormente à análise individual dos trabalhos verificou-­se que a evasão é um fenômeno complexo, e de difícil categorização, uma vez que são várias as causas que levam os alunos ao abandono dos estudos. Confirmando assim, a necessidade de investigação do tema de forma mais intensa e específica, para que possam ser desenvolvidas medidas e políticas públicas mais eficientes contra a evasão.
Abstract: Student dropout is a phenomenon present throughout the educational field and has become an increasingly frequent object of study especially in the university context. In order to develop strategies to reduce dropout rates, it is extremely necessary to acquire more knowledge on the subject. Thus, this paper aims to present a literature review on dropouts in the last ten years with emphasis on higher education. It has as reference for the study national journals in the area of Education classified as Qualis A1, A2, B1 and B2, thus providing an overview of what has been researched on this theme. After the search, were found 446 articles, but only 84 were selected for analysis, since they were the ones that dealt with dropout in a more in­depth way. The analysis of the articles found was perform by means of the "Content Analysis" of Bardin (2004) and grouped into nine categories, after the individual analysis of the papers, it was verify that dropout is a complex phenomenon and difficult to categorize since there are several causes that lead students to abandon their studies. This confirms the need to investigate this topic in a more intense and specific way, so that more efficient measures and public policies can be developed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31697
Aparece nas coleções:AP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evasaoescolardiscussaobibliografica.pdf531,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons