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Título: Desenvolvimento de ferramentas computacionais de apoio à avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos
Título(s) alternativo(s): Development of computational tools to support pavement roughness evaluation
Autor(es): Monteiro, Igo Brasil
Orientador(es): Pegorini, Vinicius
Palavras-chave: Pavimentos
Serviços da Web
Integração de dados (Computação)
Aplicativos móveis
Pavements
Web services
Application Program Interfaces (Computer software)
Mobile apps
Data do documento: 1-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MONTEIRO, Igo Brasil. Desenvolvimento de ferramentas computacionais de apoio à avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Nos últimos anos, diversos pesquisadores da área de gerência de pavimentos têm investigado o uso de smartphones na avaliação de pavimentos, por se tratar de um dispositivo acessível que pode fornecer dados em tempo real sobre a condição de pavimentos por meio dos sensores que estão instalados nestes aparelhos, como o acelerômetro e GPS (Global Positioning System). A avaliação da irregularidade longitudinal é uma das mais importantes para a gerência de pavimentos por estar diretamente relacionada aos Custos de Operação dos Veículos (COV), à segurança e ao conforto do usuário. É importante avaliar a irregularidade com frequência para permitir a execução de serviços de manutenção preventivos de menor custo. Diante disso, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema web, uma API e um aplicativo móvel para o processamento e gestão de dados relacionados à irregularidade longitudinal de pavimentos. Os sistemas foram desenvolvidos utilizando o método Scrum e tecnologias para desenvolvimento web e aplicativo móvel, como o framework FastAPI e as bibliotecas React e React Native. O sistema web disponibiliza funcionalidades como aplicação de filtros para processamento dos dados, análise da frequência dos sinais, divisão dos trechos capturados em intervalos arbitrários, dados estatísticos como análise de variância (ANOVA) e modelo de regressão linear, exportação dos dados, criação de intervalos de classificação e visualização dos resultados a partir de um mapa. Conclui-se que as ferramentas desenvolvidas nesta pesquisa podem contribuir no processamento e análise dos dados úteis à avaliação da irregularidade longitudinal, auxiliando estudos e pesquisas relacionados. Além de facilitar o processamento, análise e visualização dos dados, essas ferramentas podem desempenhar um papel fundamental na compreensão dos dados de irregularidade longitudinal e no avanço do conhecimento nessa área. Seu uso pode abrir caminho para investigações mais abrangentes, impulsionando o desenvolvimento de soluções eficazes para lidar com a irregularidade longitudinal e melhorar a qualidade e a segurança das infraestruturas viárias.
Abstract: In recent years, several researchers in the pavement management field have been investigating the use of smartphones for pavement evaluation. This is because smartphones are affordable devices that can provide real-time data on pavement conditions through the sensors installed in these devices, such as the accelerometer and Global Positioning System (GPS). The evaluation of longitudinal roughness is one of the most important aspects of pavement management as it is directly related to Vehicle Operating Cost (VOC) and user comfort and safety. It is important to evaluate roughness frequently to enable the implementation of cost-effective preventive maintenance services. Therefore, the objective of this work is to develop a web system, an API and a mobile application for the processing and management of data related to longitudinal pavement roughness. The systems were developed using the Scrum method, also web and mobile application development technologies, such as the FastAPI framework, React, and React Native libraries. The web system provides functionalities such as data filtering, signal frequency analysis, division of captured sections into arbitrary intervals, statistical data analysis including analysis of variance (ANOVA) and linear regression model, data export, creation of classification intervals and visualization of results on a map. It can be concluded that the tools developed in this research can contribute to the processing and analysis of data useful for evaluating longitudinal roughness, aiding related studies and research. In addition to facilitating data processing, analysis, and visualization, these tools can play a fundamental role in understanding longitudinal roughness data and advancing knowledge in this field. Their use can pave the way for more comprehensive investigations, driving the development of effective solutions to deal with longitudinal roughness and improve the quality and safety of road infrastructures.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31684
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