Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31671
Título: Desenvolvimento de sistema de controle de velocidade: aplicação em biorreator de bancada
Título(s) alternativo(s): Development os speed control system: application in benchtop bioreactor
Autor(es): Lima, Thayanne Christine Ferreira
Orientador(es): Oliveira, Alberto Vinicius de
Palavras-chave: Microcontroladores
Modulação de pulso (Eletrônica)
Motores elétricos de corrente contínua
Microcontrollers
Pulse modulation (Electronics)
Electric motors, Direct current
Data do documento: 15-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: LIMA, Thayanne Christine Ferreira. Desenvolvimento de sistema de controle de velocidade: aplicação em biorreator de bancada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema microcontrolado capaz de controlar velocidade do impelidor de um biorreator de bancada. Para isso, utilizou-se um motor elétrico de Corrente Contínua (CC) de ímã permanente, cuja velocidade foi ajustada por meio de um sinal de modulação por largura de pulso (PWM) enviado a partir de uma unidade de controle. Adicionalmente, incorporou-se ao sistema, uma interface gráfica, a qual é composta por um Liquid Crystal Display (LCD) 16x2, led, potenciômetro e botões, bem como controla a velocidade do impelidor em rotação por minuto (rpm). Ensaios elétricos com a variação do nível médio de tensão de motor foram realizados, considerando uma faixa de 20% a 80% do ciclo de trabalho do sinal PWM que controla o acionamento do MOSFET, além da validação do sistema de controle de velocidade do impelidor, a qual demonstrou a viabilidade do conceito abordado, permitindo que o presente trabalho sirva de base para melhorias de forma a habilitar a utilização do conceito em escala laboratorial para o biorreator.
Abstract: This work aimed to develop a mocrocontrolled system that was able to control the impeller speed of a benchtop bioreactor. In this context, a permanent magnet Direct Current (DC) electric motor was used and its speed was adjusted by a pulse width modulation (PWM) signal; sent from a control unit. Additionally, the system also has a graphical interface, composed by a Liquid Crystal Display (LCD) 16x2, led, potentiometer, puch-buttons, and controls impeller speed in revolutions per minute (rpm). Experimental measurements os the motor average voltage level as been carried out, considering a duty cycle range os the PWM signal from 20% up to 80%, in order to activate the electronic switch: MOSFET. From the results of system validation, the viability of the studied approach was demonstrated, revealing that this work can be used as a reference for future imprevements in order to apply it as a laboratory scale bioreactor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31671
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentosistemacontrole.pdf7,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons