Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31622
Título: O ensino por investigação e a integração dos componentes curriculares de ciências e língua portuguesa nas oficinas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso de uma escola de educação integral de Londrina
Título(s) alternativo(s): The teaching by investigation and the integration of curricular components of science and portuguese language in the pedagogical workshops of elementary school I: a case study
Autor(es): Sperandio, Maria Regina da Costa
Nazário, Marta Regina
Santos, Givan José Ferreira dos
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Educação integral
Ciência - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Professores - Formação
Full-time education
Science - Study and teaching
Portuguese language - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 2017
Câmpus: Londrina
Citação: SPERANDIO, Maria Regina da Costa; NAZÁRIO, Marta Regina; SANTOS, Givan José Ferreira dos; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. O ensino por investigação e a integração dos componentes curriculares de ciências e língua portuguesa nas oficinas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso de uma escola de educação integral de Londrina. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 2, p. 189-206, 2017. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/32123. Acesso em: 28 jun. 2023.
Resumo: Este estudo objetiva investigar em que momento o ensino por investigação possibilita a integração dos componentes curriculares de Ciências e Língua Portuguesa nas oficinas pedagógicas em uma escola de Educação Integral. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A partir de um curso de formação continuada investigou-se a ação pedagógica de uma professora e verificaram-se os momentos que demarcam o processo investigativo e a integração dos componentes curriculares de Ciências e Língua Portuguesa, envolvendo as diferentes linguagens. Por meio de estudos fundamentados em publicações do National Research Council - NRC (1996; 2000); Carvalho (2013); Campos e Nigro (1999); Azevedo (2004); e Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), delineia-se o ensino de Ciências por investigação com os momentos pedagógicos, organizados em: estudo da realidade, proposição do problema, levantamento de hipóteses, atividades interativas, sistematização do conhecimento, aplicação do conhecimento e apresentação da ação investigativa. Os estudos demonstraram que durante a ação da educadora com seus alunos das oficinas pedagógicas, nos momentos do ensino de Ciências por investigação, essa integração foi se consolidando desde o estudo da realidade, sendo mais evidente na sistematização do conhecimento, até chegar à apresentação da ação investigativa. Dessa forma, identificam-se os momentos de estudo da realidade e sistematização do conhecimento como aqueles em que pode ocorrer a integração dos componentes curriculares no ensino por investigação, evidenciando-se assim uma ação investigativa que pode contribuir para introduzir o discente nos diferentes modos de comunicação e consolidação das aprendizagens nas diferentes linguagens.
Abstract: This study aims to investigate when the research teaching enables the integration of the curricular components of Science and Portuguese Language in the pedagogical workshops in a school of Integral Education. For this, a qualitative research of the case study type was carried out. From a continuing formation course the pedagogical action of a teacher was investigated and the moments that marked the investigative process and the integration of the curricular components of Sciences and Portuguese Language, involving the different languages, were verified. By means of studies based on publications of the National Research Council - NRC (1996, 2000); Carvalho (2013); Campos and Nigro (1999); Azevedo (2004); and Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2002), we delineate the teaching of science by investigation with the pedagogical moments, organized in: study of reality, proposition of the problem, hypothesis survey, interactive activities, systematization of knowledge, application of knowledge and presentation of the investigative action. The studies demonstrated that during the action of the teacher with her students of the pedagogical workshops, during the moments of the teaching of sciences by investigation, this integration was being consolidated from the study of reality, being more evident in the systematization of knowledge, until the presentation of the investigative action. In this way, the moments of study of the reality and systematization of knowledge are identified as those in which the integration of the curricular components in the problem-based learning can occur, evidencing an investigative action that can contribute to introduce the student in the different modes of communication and consolidation of learning in different languages.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31622
ISSN: 2448-0320
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoinvestigacaocomponentescurriculares.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons