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dc.creatorVitor, Matheus Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-06-21T19:33:20Z-
dc.date.available2023-06-21T19:33:20Z-
dc.date.issued2023-04-03-
dc.identifier.citationVITOR, Matheus Ribeiro. Educação, saúde e sociedade: contribuições para a formação de docentes da educação básica. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31597-
dc.descriptionAcompanha: Educação, saúde e sociedadept_BR
dc.description.abstractThroughout the history of science, there have been many meanings, interpretations and explanations for health, a fundamental theme for humanity and which brings with it, sometimes antagonistically, sometimes associated, the phenomenon of disease. The relationship between the terms is often mediated by the notion of therapy. If we analyze the various contributions of the sociology of health, as well as of the social sciences in general, it is noted that the concept of health, by nature, is something complex to define, as it not only goes beyond biological limits, but also affects the different dimensions of life: from the social and economic spheres to the cultural and moral spheres of societies and individuals, as a global phenomenon. Health, as a contemporary theme of the National Curricular Common Base, must be included in school curricula and worked pedagogically in teaching institutions, which requires future teachers, as articulating agents of the teaching-learning processes, adequate training, both in scientific knowledge, and in the development of skills, necessary to act efficiently in health education. This demands an understanding of health beyond prevention, maintenance and rehabilitation, but as a phenomenon whose conception encompasses different aspects and areas of life, individual and collective. In view of this, this research with a qualitative and field character approach, aimed to investigate which are the conceptions of health of academics of the degree course in biological sciences, and how such ideas influence their way of conceiving health education in schools. In view of the results, it was possible to conclude that the initial conceptions about health and illness of the participating academics encompass aspects of common sense conceptions spread in society. With regard to the educational product linked to this research, through the analysis of the data collected after its application, it was possible to assess what their contributions to the training of these future teachers began to elaborate their concept of health in a more complex way, extrapolating their initial concepts about the theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectSaúde - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectHealth - Social aspectspt_BR
dc.titleEducação, saúde e sociedade: contribuições para a formação de docentes da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeEducation, health and society: contributions to training of basic education teacherspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo decorrer da história das ciências, muitas foram as acepções, interpretações e explicações para a saúde, tema fundamental à humanidade e que traz consigo, de maneira ora antagônica, ora associada ao fenômeno da doença. A relação entre os termos encontra-se frequentemente mediada pela noção de terapêutica. Se analisarmos as diversas contribuições da sociologia da saúde, assim como das Ciências Sociais de modo geral, veremos que o conceito de saúde, por natureza, é algo complexo de ser definido, pois não só extrapola os limites biológicos, como também incide nas diversas dimensões da vida: do âmbito social e econômico ao cultural e moral das sociedades e dos indivíduos, como um fenômeno de caráter global. A saúde enquanto tema contemporâneo da Base Nacional Comum Curricular, deve ser incluída nos currículos escolares e trabalhada pedagogicamente nas instituições de ensino, o que requer dos futuros docentes, enquanto agentes articuladores dos processos de ensino-aprendizagem, uma formação adequada, tanto em conhecimentos científicos quanto no desenvolvimento de habilidades, necessárias para atuar eficientemente no ensino de saúde. Isso demanda uma compreensão de saúde para além da prevenção, manutenção e reabilitação, mas como fenômeno, cuja concepção engloba diversos aspectos e âmbitos da vida, individual e coletiva. Diante disso, esta pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter de campo, teve por objetivo investigar quais as concepções de saúde de acadêmicos do curso de licenciatura em ciências biológicas, e como tais ideias influenciam em seu modo de conceber a educação em saúde nas escolas. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado e, diante dos resultados, foi possível concluir que as concepções iniciais sobre saúde e doença dos acadêmicos participantes compartilham aspectos de concepções do senso comum difundidas na sociedade. Com relação ao produto educacional atrelado a esta pesquisa, mediante a análise dos dados coletados após a sua aplicação, foi possível aferir quais contribuições à formação desses futuros docentes passaram a elaborar seu conceito de saúde de forma mais complexa, extrapolando seus conceitos iniciais sobre o tema.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5061-1887pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4142372771175649pt_BR
dc.contributor.advisor1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Marcia Camilo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5651-5984pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814487039461438pt_BR
dc.contributor.referee3Maistro, Virgínia Iara de Andrade-
dc.contributor.referee3Latteshttps://orcid.org/0000-0002-5172-6173pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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