Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTozzi, Elaine da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-19T21:04:12Z-
dc.date.available2023-06-19T21:04:12Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationTOZZI, Elaine da Silva. História e caracterização de 10 anos do WASH: um programa heterárquico de aprendizagem STEAM. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31581-
dc.descriptionAcompanha: Revisão do documento de referência do programa WASH; Vídeo/entrevista: Papert e Afira Ripperpt_BR
dc.description.abstractThe Software and Hardware Workshop for Geeks, known as WASH, is Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM) basedd effort that has been running since 2013 in dozens of Brazilian municipalities and with thousands of children attending. After yearss of practice, the main characteristics were grouped in the Reference Document published in 2018, attached to Federal Ordinance regiss tered as CTI 178/2018. This research is divided into 2 axes: historiographical method (axis 1) and the use of structured queries appplied to a database specially designed and developed to produce managerial indicators (axis 2). The work sought to compare, from the definitions of the Reference Document, “what WASH would like to have been” with “what WASH managed to be”, the latter being a resultt from the overall analysis produced by this dissertation. To objectify this comparison, six hypotheses were formulated, based on thee Reference Document, which at the end of the work were submitted to validation. The analysis of the successes and failures of this vv alidation allowed producing a revision of the Reference Document, which is the main educational product of this dissertation, a mandd atory requirement for obtaining the Master’s degree. Added to this educational product is the interview with Prof. Afira Ripper, onee of the elements used for the analysis in axis 1 and, also, a very rare testimony about the coming of Seymour Papert to Brazil at thh e end of the last century.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectPapert, Seymourpt_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.titleHistória e caracterização de 10 anos do WASH: um programa heterárquico de aprendizagem STEAMpt_BR
dc.title.alternativeHistory and characterization of a decade of WASH: a heterarchical STEAM education programpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Programa Workshop de Aficionados por Software e Hardware (WASH), de educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) é executado desde 2013 em dezenas de municípios brasileiros e com milhares de crianças atendidas. Após anos de prática, as características principais foram agrupadas no Documento de Referência publicado em 2018, anexado à Portaria CTI 178/2018. Esta pesquisa é dividida em 2 eixos: método historiográfico (eixo 1) e o emprego de consultas estruturadas a uma base de dados especialmente desenvolvida para produzir os indicadores (eixo 2). O trabalho buscou comparar, a partir das definições do Documento de Referência, “o que o WASH gostaria de ter sido” com “o que o WASH conseguiu ser”, comparação que se sustenta nos achados do capítulo de Resultados e Análise desta dissertação. Para objetivar essa comparação, foram formuladas seis hipóteses, a partir do Documento de Referência, que ao final do trabalho foram submetidas a uma validação. A análise dos sucessos e insucessos dessa validação permitiu produzir uma revisão do Documento de Referência, a qual é o principal produto educacional desta dissertação. Agrega-se a esse produto educacional a entrevista com a Profa. Dra Afira Vianna Ripper, um dos elementos usados para a análise no eixo 1 e, também, um testemunho ocular bastante raro sobre a vinda de Seymour Papert ao Brasil no final do século passado.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0300-7980pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413583490509205pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mammana, Victor Pellegrini-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5797-5656pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233426348464268pt_BR
dc.contributor.referee1Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6246-1246pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee2Capelo, Luciane Portas-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3004-1220pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886962185715422pt_BR
dc.contributor.referee3Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
historiacaracterizacaoprograwash.pdf17,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
historiacaracterizacaoprograwash_produto_1.pdf660,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
historiacaracterizacaoprograwash_produto_2.pdf530,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons