Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Gabriel Henrique-
dc.creatorSeixas, Lucas de Moraes-
dc.date.accessioned2023-06-19T17:47:02Z-
dc.date.available2023-06-19T17:47:02Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.citationFERNANDES, Gabriel Henrique; SEIXAS, Lucas de Moraes. Análise de ecologias de artefatos digitais e não digitais sob a perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência na universidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31578-
dc.description.abstractThe permanence of students with disabilities in Higher Education is a contemporary issue. An example can be seen at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), where quotas for people with disabilities only started to exist in the second half of 2017. It is necessary to provide conditions for everyone to have access to quality education, regardless of their characteristics and needs. Artifact Ecology is an approach that investigates the perceptions and values that people relate to a set of digital and non-digital artifacts in the context of a given activity. This work seeks to evaluate how this approach can be used to analyze the consequences that the artifacts, used by students with disabilities to communicate with the university, have about their permanence in Higher Education from the perspective of inclusion. For that, data collection was carried out with people with disabilities, through a questionnaire. The data analysis consisted of creating graphic representations of ecologies, both individual and collective, this also involved extending the representations of existing ecologies, in order to represent aspects related to inclusion. From the representations created with the artifact ecologies, it was possible to identify accessibility problems related to communication between teachers and students with disabilities in higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleAnálise de ecologias de artefatos digitais e não digitais sob a perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência na universidadept_BR
dc.title.alternativeAnalysis of ecologies of digital and non-digital artifacts from the perspective of including students with disabilities in universitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA permanência de estudantes com deficiência no Ensino Superior é uma questão contemporânea. Um exemplo pode ser observado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde as cotas para pessoas com deficiência somente começaram a existir a partir do segundo semestre do ano de 2017. É necessário prover condições para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, independente de suas características e necessidades. A Ecologia de Artefatos é uma abordagem que investiga as percepções e valores que pessoas relacionam com um conjunto de artefatos digitais e não digitais no contexto de uma determinada atividade. Este trabalho busca avaliar de que maneira essa abordagem pode ser utilizada analisar os desdobramentos que os artefatos, utilizados por estudantes com deficiência para se comunicarem com o corpo docente, têm acerca de sua permanência no Ensino Superior sob a perspectiva da inclusão. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados com pessoas com deficiência, por meio de um questionário. A análise dos dados consistiu em criar representações gráficas das ecologias, tanto individuais, quanto coletivas, isso envolveu também estender as representações de ecologias existentes, com o intuito de representar aspectos relacionados à inclusão. A partir das representações criadas para ecologias de artefatos, foi possível identificar problemas de acessibilidade relacionados à comunicação entre docentes e discentes com deficiência no ensino superior.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee2Amaral, Marília Abrahão-
dc.contributor.referee3Lima, Bernardo Alves Villarinho-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programSistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ecologiasartefatosestudantesdeficiencia.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons