Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560
Título: Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Mathematical Education and attention deficit and hyperactivity disorder: a review of the literature
Autor(es): Abreu, Dheiny Maiara de
Orientador(es): Pin, Aline Keryn
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Pesquisa bibliográfica
Mathematics - Study and teaching
Attention-deficit hyperactivity disorder
Searching, Bibliographical
Data do documento: 29-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: ABREU, Dheiny Maiara de. Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: Dentre a diversidade presente em sala de aula vivenciada pelos professores que ensinam matemática, destacamos o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que afeta cerca de 9% da população escolar. Apesar do relativo aumento de pesquisas relacionadas ao tema, nos últimos 11 anos, algumas questões ainda seguem em aberto. Por exemplo, as dificuldades de alunos com TDAH na abstração e compreensão de diversos conteúdos matemáticos. Levando isso em consideração, neste presente trabalho faremos uma revisão em bancos de dados de teses e dissertações, com o objetivo de identificar quais aspectos têm sido foco de investigação das pesquisas nos últimos 11 anos, na área da Educação Matemática, que têm como sujeitos investigados os alunos diagnosticados com TDAH, considerando as abordagens, metodologias e recursos utilizados para o ensino de matemática para os estudantes com TDAH. Revelaram-se como principais focos de investigação a memória de trabalho, a relação escola/família e o trabalho da equipe pedagógica com relação ao TDAH, os jogos e materiais manipuláveis, os transtornos e dificuldades de aprendizagem, com foco na dislexia e na defasagem na aritmética bem como a autorregulação e a afetividade.
Abstract: Among the diversity present in the classroom experienced by teachers who teach mathematics, we highlight attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), which affects about 9% of the school population. Despite the relative increase in research related to the topic in the last 11 years, some questions are still open. For example, the difficulties of students with ADHD in abstracting and understanding different mathematical contents. Taking this into account, in this present work we will carry out a systematic review of theses and dissertations databases, with the objective of identifying which aspects have been the focus of research investigation in the last 11 years, inMathematics Education, which have as subjects’ students diagnosed with ADHD were investigated, considering the approaches, methodologies and resources used for teaching mathematics to students with ADHD. Working memory, the school/family relationship, and the work of the pedagogical team in relation to ADHD, games and manipulative materials, learning disorders and difficulties, with a focus on dyslexia and the delay in arithmetic as well as self-regulation and affectivity.
Descrição: Andrade, Vanessa Largo (quinto membro da banca)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaomatematicatranstornodeficit.pdf664,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons