Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Sueme Endri Pimentel-
dc.date.accessioned2023-06-12T19:13:14Z-
dc.date.available2023-06-12T19:13:14Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Sueme Endri Pimentel. Diálogos de professoras da educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas no norte pioneiro paranaense. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31553-
dc.descriptionAcompanha: Oficinas pedagógicas: instrumento facilitador da formação docente na EJApt_BR
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a teaching modality aimed at young people and adults who did not continue their studies or did not have access to Elementary and/or Secondary Education at the appropriate age. EJA provides access to school education through its own pedagogical model. Given the importance and need for continuing education through methodologies that transform technologies into pedagogical tools to be adapted to the reality of the EJA student, the present study had as an investigative focus the promotion of continuing education that provides teachers with the means for autonomous thinking and that facilitates the dynamics of participatory self-training through the development of a Technological Educational Process (PET) aimed at the EJA public, comprising ten Workshops. The PET was applied through ten workshops held with five professors, from northern Paraná, seeking to understand the idea of training and the methodological and curricular proposal of the evaluated professors. The Workshops were aimed at various topics, such as reflections on the identity of the EJA professional educator, legislation, school management, pedagogical and educational practices, professor training, different forms of evaluation, challenges facing EJA today and the importance of continuing education for professional educators working in EJA. During the practice of these Workshops it became evident that the educators already had a good experience in working with the EJA public. The applied PET presented great advantages to the training and specialization process of professionals who work with the EJA public, since all participants answered that the PET brought a lot of contribution, in terms of choosing the best way to evaluate these students, as well as to better organize and direct their pedagogical practices. In this way, PET, built from ten applied workshops, was able to achieve the objective of contributing to the improvement of choice in pedagogical practices aimed at the EJA public.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleDiálogos de professoras da educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas no norte pioneiro paranaensept_BR
dc.title.alternativeDialogues of teachers in youth and adults education: pedagogical practices in the paranaense pionee northpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. A EJA fornece possibilidade de acesso à educação escolar por meio de um modelo pedagógico próprio. Diante da importância e da necessidade de formação continuada por meio de metodologias que transformem tecnologias em ferramentas pedagógicas para serem adaptadas à realidade do aluno da EJA, o presente estudo teve como foco investigativo a promoção de uma formação continuada que forneça aos professores os meios para um pensamento autônomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada por meio do desenvolvimento de um Processo Educativo Tecnológico (PET) voltado ao público da EJA, compreendido por dez Oficinas. O PET foi aplicado por meio de dez Oficinas realizadas com cinco professores do norte do Paraná, buscando compreender a ideia de formação e a proposta metodológica e curricular dos professores avaliados. As Oficinas foram destinadas a diversos temas, como reflexões sobre a identidade do profissional educador da EJA, legislações, gestão escolar, práticas pedagógicas e educativas, formação de professores, diferentes formas de avaliação, desafios da EJA na atualidade e a importância da formação continuada do profissional educador atuante na EJA. Durante a prática destas Oficinas, ficou evidente que os educadores já tinham uma boa experiência na atuação com o público EJA. O PET aplicado apresentou grandes vantagens ao processo de formação e especialização dos profissionais que atuam com o público EJA, visto que todos os participantes responderam que o PET trouxe muita contribuição, frente à escolha da melhor forma de avaliação destes alunos, assim como para melhor organizar e direcionar suas práticas pedagógicas. Desta forma, o PET, construído a partir de dez Oficinas aplicadas, foi capaz de atingir o objetivo de contribuir para a melhoria de escolha nas práticas pedagógicas voltada ao público EJA.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0713-694Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159052267551737pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bondarik, Roberto-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4040-4600pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263028023417758pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee2Azeredo, Luciana Aparecida Silva de-
dc.contributor.referee2IDhttp://orcid.org/0000-0003-3709-2597pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4394909610218215pt_BR
dc.contributor.referee3Deimling, Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8394-3132pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091pt_BR
dc.contributor.referee4Bondarik, Roberto-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4040-4600pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263028023417758pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dialogosprofessoraseducacaojovens.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
dialogosprofessoraseducacaojovens_produto.pdf465,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons