Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Júlio, Nilva Márcia Dallago | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T21:02:49Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T21:02:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | JÚLIO, Nilva Márcia Dallago. Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do 7º ano durante a resolução de problemas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31547 | - |
dc.description | Acompanha: Resolução de problemas e o raciocínio matemático | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to investigate mathematical reasoning processes mobilized by students of the 7th grade of Elementary School in the city of Maringá, in the State of Paraná, when solving a sequence of problems involving, unusual counterexamples in the traditional teaching, of mathematics supported by the Methodology Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving. The focus of this research is on mathematical reasoning processes, so based on the adopted theoretical framework, we seek to define what mathematical reasoning is, as wellas the main aspects that envolve it, through an understanding organized.This research follows an interpretative and qualitative perspec-tive in accordance with the methodological assumptions of Design- Based- Research. Data were collected through audios recording of dialogues between students and teacher, as well as written records made by students when solving the proposed problems. The discussions of three groups, composed of three studentseach, were analyzed. Thetranscribe and analyzed audios considering the theoretical foundation. As a result, we found that providing opportunities for situations involving unusual problems in mathematics’ contributed to the mobilization of mathematical reasoning processes such asconjecturing, justifying, exemplifying and validating, and for mathematical learning. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio | pt_BR |
dc.subject | Mathematics (Fundamental education) | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Examinations, questi-ons, etc | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Reasoning | pt_BR |
dc.title | Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do 7º ano durante a resolução de problemas | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical reasoning processes mobilized by 7th grade students during problem solvin | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem, como objetivo, investigar processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental em uma escola privada da cidade de Maringá, no Estado do Paraná, ao resolverem uma sequência de problemas envolvendo contraexemplos pouco usuais no ensino tradicional da matemática, apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas . O foco desta pesquisa está nos processos de raciocínio matemático, sendo assim, a partir do referencial teórico adotado, buscamos definir o que é raciocínio matemático, bem como os aspectos principais que o envolvem. A pesquisa segue uma perspectiva interpretativa e qualitativa de acordo com o s pressupostos metodológico s da Investigação Baseada em Design. Os dados foram coletados por meio de gravação de áudio s do s diálogo s entre o s aluno s e o professo r, bem como o s registros escritos feitos pelos alunos ao resolverem o s problema s propostos. Foram analisadas as discussões de três grupos, compostos por três alunos cada. Os áudios foram transcritos e analisado s à luz da fundamentação teórica. Como resultados, constatamos que oportunizar situações que envolvem problema s pouco u suai s no ensino da matemática contribuíram para a mobilização de processos de raciocínio matemático, como conjecturar, justificar, exemplificar e validar, e para a aprendizagem matemática. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-9367-2460 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3070119289949471 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aguiar, Marcia | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5824-0697 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9566810844019670 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
processosraciociniomatematico.pdf | 6,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
processosraciociniomatematico_produto.pdf | 6,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons