Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJúlio, Nilva Márcia Dallago-
dc.date.accessioned2023-06-07T21:02:49Z-
dc.date.available2023-06-07T21:02:49Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationJÚLIO, Nilva Márcia Dallago. Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do 7º ano durante a resolução de problemas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31547-
dc.descriptionAcompanha: Resolução de problemas e o raciocínio matemáticopt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate mathematical reasoning processes mobilized by students of the 7th grade of Elementary School in the city of Maringá, in the State of Paraná, when solving a sequence of problems involving, unusual counterexamples in the traditional teaching, of mathematics supported by the Methodology Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving. The focus of this research is on mathematical reasoning processes, so based on the adopted theoretical framework, we seek to define what mathematical reasoning is, as wellas the main aspects that envolve it, through an understanding organized.This research follows an interpretative and qualitative perspec-tive in accordance with the methodological assumptions of Design- Based- Research. Data were collected through audios recording of dialogues between students and teacher, as well as written records made by students when solving the proposed problems. The discussions of three groups, composed of three studentseach, were analyzed. Thetranscribe and analyzed audios considering the theoretical foundation. As a result, we found that providing opportunities for situations involving unusual problems in mathematics’ contributed to the mobilization of mathematical reasoning processes such asconjecturing, justifying, exemplifying and validating, and for mathematical learning.pt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questi-ons, etcpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.titleProcessos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do 7º ano durante a resolução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeMathematical reasoning processes mobilized by 7th grade students during problem solvinpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem, como objetivo, investigar processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental em uma escola privada da cidade de Maringá, no Estado do Paraná, ao resolverem uma sequência de problemas envolvendo contraexemplos pouco usuais no ensino tradicional da matemática, apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas . O foco desta pesquisa está nos processos de raciocínio matemático, sendo assim, a partir do referencial teórico adotado, buscamos definir o que é raciocínio matemático, bem como os aspectos principais que o envolvem. A pesquisa segue uma perspectiva interpretativa e qualitativa de acordo com o s pressupostos metodológico s da Investigação Baseada em Design. Os dados foram coletados por meio de gravação de áudio s do s diálogo s entre o s aluno s e o professo r, bem como o s registros escritos feitos pelos alunos ao resolverem o s problema s propostos. Foram analisadas as discussões de três grupos, compostos por três alunos cada. Os áudios foram transcritos e analisado s à luz da fundamentação teórica. Como resultados, constatamos que oportunizar situações que envolvem problema s pouco u suai s no ensino da matemática contribuíram para a mobilização de processos de raciocínio matemático, como conjecturar, justificar, exemplificar e validar, e para a aprendizagem matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9367-2460pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3070119289949471pt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Marcia-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5824-0697pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9566810844019670pt_BR
dc.contributor.referee2Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee3Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
processosraciociniomatematico.pdf6,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
processosraciociniomatematico_produto.pdf6,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons