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dc.creatorFernandes, Larissa
dc.date.accessioned2023-06-06T18:50:05Z-
dc.date.available2023-06-06T18:50:05Z-
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.citationFERNANDES, Larissa. Revisão sistemática sobre laboratórios virtuais para ensino de microbiologia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31542-
dc.descriptionAcompanha: Guia-didático: primeiros passos da programação no OpenSpace3Dpt_BR
dc.description.abstractThis work presents the feasibility, praxis and pedagogical efficiency of virtual laboratories for teaching Microbiology. It is noteworthy that the teaching of Microbiology has some limitations related to the characteristics of organisms, cellular structures, survival mechanisms and biological processes, as they are abstract concepts. In addition, the students' biological safety in the face of the experiments is the most important factor. Several methodologies have already been tried out, such as those based on games (analog, such as question and answer, board, didactic, among others; digital, such as online games and other audiovisual resources), those based on the use of models, those based in practical experiments and other technological approaches such as augmented reality. Among them, one of the most relevant forms of teaching, also considering biological safety, is the use of virtual laboratories. These are intended to create three-dimensional environments in which users can explore and interact, feeling immersed in realistic simulations that promote immersion. A Systematic Literature Review was built, which allowed optimizing the search for relevant works for this research. The search was restricted from the years 2016 to 2022, and returned a total of 1050 publications, which were then subjected to the extraction and categorization process by the Mendeley software and VOSviewer, which allowed the identification of 30 publications. As a result, it is observed that the practice of virtual laboratories is mainly identified by the biosafety relationship and the operational cost of maintaining the laboratory. With all this, it is confirmed that virtual reality laboratories for teaching microbiology make it possible to explore the structures of microorganisms invisible to the naked eye and to implement these abstract concepts.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMicrobiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectMicrobiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectLaboratoriespt_BR
dc.subjectShared virtual environmentspt_BR
dc.titleRevisão sistemática sobre laboratórios virtuais para ensino de microbiologiapt_BR
dc.title.alternativeSystematic review of virtual laboratories for teaching microbiologypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta a viabilidade, práxis e eficiência pedagógica de laboratórios virtuais para ensino de Microbiologia. Destaca-se que o ensino de Microbiologia possui algumas limitações relacionadas às características dos organismos, às estruturas celulares, ao mecanismo de sobrevivência e aos processos biológicos por serem conceitos abstratos. Além disso, a segurança biológica dos alunos frente aos experimentos é o fator mais importante. Diversas metodologias já foram experimentadas, tais como, as baseadas em jogos (analógicos, como de perguntas e respostas, de tabuleiro, didáticos, entre outros; digitais, como jogos online e outros recursos audiovisuais), as baseadas em uso de maquetes, as baseadas em experimentos práticos e outras abordagens tecnológicas como o de realidade aumentada. Em meio a elas, uma das mais relevantes formas de ensino, considerando também a segurança biológica, é o uso de laboratórios virtuais. Esses têm o propósito de criar ambientes tridimensionais nos quais os usuários podem explorar e interagir, sentindo-se imersos em simulações realistas que promovem a imersão. Foi construída uma Revisão Sistemática da Literatura que permitiu otimizar a busca de trabalhos relevantes para essa pesquisa. A pesquisa foi restrita dos anos de 2016 a 2022, e retornou um total de 1050 publicações, que depois foram submetidos ao processo de extração e categorização pelos softwares Mendeley e o VOSviewer, isso permitiu a identificação de 30 publicações. Como resultado observa-se que a práxis de laboratórios virtuais é identificada principalmente pela relação de biossegurança e pelo custo operacional de manutenção do laboratório. Com tudo isso corrobore-se que laboratórios de realidade virtual para o ensino de microbiologia possibilitam a exploração das estruturas dos microrganismos invisíveis a olho nu e a concretização desses conceitos abstratos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3257-6381pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6725293424245636pt_BR
dc.contributor.advisor1Damasceno, Eduardo Filgueiras
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6246-1246pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6246-1246pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Luciana Fernandes de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0411-8992pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3641466726606087pt_BR
dc.contributor.referee4Moreira, Sara Tatiana-
dc.contributor.referee4IDhttp://orcid.org/0000-0002-6183-9454pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3258753763124532pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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