Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31515
Título: Interstellar math: design de um game pedagógico
Título(s) alternativo(s): Interstellar math: design of a pedagogical game
Autor(es): Silva, Larissa Arianna Mekelburg da
Orientador(es): Merli, Renato Francisco
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Laboratórios de matemática
Mathematics - Study and teaching
Games in mathematics education
Mathematics laboratories
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SILVA, Larissa Arianna Mekelburg da. Interstellar math: design de um game pedagógico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: Com a pandemia, veio o isolamento e a impossibilidade de aulas presenciais, fazendo com os estudantes e professores se apegassem a soluções digitais, acelerando a digitalização dos processos de ensino e aprendizagem, com a utilização de atividades online; dentre elas, o aumento no uso de games pedagógicos. Contudo, os professores têm encontrado dificuldades em encontrar games pedagógicos adequados para a sala de aula e a faixa etária dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho desenvolveu o design de um game pedagógico, que fosse adequado à sala de aula e articulado ao livro didático utilizado pelo professor. Assim, realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre games, Design de Games (DG), Design Instrucional (DI), Livros Didáticos (LD) e o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Na sequência, realizamos uma análise dos jogos já existentes no LEM da universidade, com intuito de entender os elementos essenciais que definem um jogo pedagógico. Em seguida, utilizando essas informações coletadas, desenvolvemos o design de um game pedagógico para o ensino de matemática no 7o ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, articulado com o livro didático utilizado em uma escola pública de Marechal Cândido Rondon. Assim, esperamos que esse game possa contribuir para um maior engajamento dos alunos na aprendizagem de matemática.
Abstract: With the pandemic came isolation and the impossibility of face-to-face classes, making students and teachers cling to digital solutions, accelerating the digitization of teaching and learning processes, with the use of online activities; among them, the increase in the use of educational games. However, teachers have found it difficult to find pedagogical games suitable for the classroom and the age group of the students. In this context, the present work developed the design of a pedagogical game, which was suitable for the classroom and articulated to the textbook used by the teacher. Thus, we initially carried out a bibliographic research on games, game design (DG), instructional design (DI), textbooks (LD) and the mathematics teaching laboratory (LEM). Next, we carried out an analysis of the games that already exist in the university’s LEM, in order to understand the essential elements that define a pedagogical game. Then, using this collected information, we developed the design of a pedagogical game for teaching mathematics in the 7th year of Elementary School - Final Years, articulated with the textbook used in a public school in Marechal Cândido Rondon. Thus, we hope that this game can contribute to greater student engagement in mathematics learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31515
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
interstellarmath.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons