Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31492
Título: | Protótipo de um sistema fotovoltaico para utilização em veículos |
Título(s) alternativo(s): | Prototype of a photovoltaic system for vehicle applications |
Autor(es): | Catuzzo, Giovane Ricardo |
Orientador(es): | Lopes, Sofia Moreira de Andrade |
Palavras-chave: | Energia solar Transporte rodoviário de carga Engenharia de protótipos Solar energy Trucking Prototypes, Engineering |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | CATUZZO, Giovane Ricardo. Protótipo de um sistema fotovoltaico para utilização em veículos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. |
Resumo: | No Brasil, a maior parte da logística de transporte é feita por vias terrestres rodoviárias, com os motoristas estando na linha de frente desse setor. Dada as dimensões do país, isso implica viagens longas, podendo durar dias. Devido a falta de infraestrutura para descanso, os motoristas precisam dormir e preparar seu próprio alimento no caminhão. Atualmente, existem diversos aparelhos que conseguem trazer mais conforto para esses trabalhadores, como uma geladeira para auxiliar no transporte dos alimentos e aparelhos eletrônicos para auxiliar no entretenimento durante os tempos de parada obrigatórios por lei. Porém esses dispositivos demandam uma carga extra da bateria, que muitas vezes não possui capacidade suficiente, ficando sem carga para dar partida no motor. Uma solução é deixar o motor do veículo ligado para que a bateria mantenha a carga, mas ao fazer isso, o consumo de combustível acaba se elevando, tornando-se economicamente inviável, além de continuar emitindo gases do efeito estufa, degradando o meio ambiente. Com isso, o objetivo deste trabalho é o desenvolver um estudo sobre a utilização de um sistema fotovoltaico de pequeno porte, que possa ser acoplado a um caminhão, a fim de fornecer a potência necessária para alimentar tais equipamentos. A fim de emular um sistema que seria montado em um veículo, foi montado um protótipo, utilizando uma placa fotovoltaica, controlador de carga, bateria e carga de simulação. Utilizando um microcontrolador é possível mensurar a corrente gerada pelo painel durante o dia, e da tensão da bateria, obtendo uma tendência de geração de energia. A partir da curva de geração obtida nas medições, foi possível determinar qual a potência máxima de carga suportada pelo sistema. |
Abstract: | In Brazil, the majority of the goods transported across the contry are carried by land routes, with drivers being at the forefront of this sector. Given the size of the country, this implies long journeys, which can last for days. Due to the lack of infrastructure of resting stops, drivers need to sleep and prepare their own food in the truck. Currently, there are several devices that can bring more comfort to these workers, such as a refrigerator to assist in transporting food and electronic devices to assist in entertainment during mandatory stop times. However, these devices demand an extra charge from the battery, which often does not have enough capacity, running out of charge to start the engine. One solution is to leave the vehicle's engine idling so that the battery maintains its charge. On the other hand, the fuel consumption increases, resulting in a unfeasible strategy from an economical perspective, in addition to the emission of greenhouse gases, degrading the environment. Thus, this work aims to develop a study on the use of a small photovoltaic system, which can be coupled to a truck, in order to provide the necessary power to supply such equipment. In order to emulate the photovoltaic system that would be mounted on a vehicle, a prototype was assembled, using solar panel, charge controller, battery and simulation load. A microcontroller is in charge of measuring the current generated by the panel during the day, and the battery voltage value, in order to obtain a trend of energy generation. With the generation curve from the measurements, it was possible to determine the maximum load power value that can be supported by the system. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31492 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Eletrônica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sistemasfotovoltaicosveiculos.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons