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Título: Viabilidade econômica de um modelo de terceirização da frota de veículos oficiais do campus Medianeira da UTFPR
Título(s) alternativo(s): Economic viability of a model of outsourcing the fleet of official vehicles of the campus Medianeira of the UTFPR
Autor(es): Acordi, Patrick Colpo
Orientador(es): Araújo, Everton Coimbra de
Palavras-chave: Veículos a motor - Frotas
Terceirização
Custo
Administração pública
Universidades e faculdades públicas
Motor vehicle fleets
Contracting out
Cost
Public administration
Public universities and colleges
Data do documento: 12-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ACORDI, Patrick Colpo. Viabilidade econômica de um modelo de terceirização da frota de veículos oficiais do campus Medianeira da UTFPR. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: As instituições públicas de ensino superior estão com os seus orçamentos cada vez mais restritos, fazendo com que os gestores destas universidades procurem equilibrar os custos, buscando sempre novas formas de adequar os gastos frente a diminuição de receitas. A eficiência na gestão de frotas no setor público é de suma importância para uma otimização no controle dos gastos públicos, pois é uma área responsável por elevados investimentos e despesas. Para atender as necessidades com transporte, estas instituições podem optar pelo uso de frota própria ou fazer uso de frota terceirizada. A legislação que trata sobre a utilização de veículos pela administração pública, determina que todas as instituições públicas devem analisar, dentre os modelos de contração existentes no mercado, aquele que se apresente como modelo mais vantajoso economicamente para a prestação dos serviços de transporte. Como esta análise não foi realizada pela instituição pesquisada, surge a necessidade de que seja feito um estudo com o objetivo de atender a legislação, identificando o modelo de gestão mais eficiente em termos de custo. Diante disto e na busca por uma gestão econômica mais eficiente com foco na redução dos custos, esta pesquisa tem como finalidade descobrir qual modelo de operação da frota é mais viável economicamente: o uso de frota própria, o uso de frota terceirizada ou o uso misto de frota. O objetivo geral deste estudo é investigar se é mais viável economicamente manter a frota própria ou terceirizar a frota de veículos oficiais do Campus Medianeira da UTFPR. Para alcançar este objetivo, tem-se como objetivos específicos: realizar o levantamento dos custos para se manter a frota de veículos oficiais no Campus Medianeira; identificar os custos com frota terceirizada por km rodado; obter os custos com frota terceirizada por aluguel; apurar qual seria o modelo de operação da frota de veículos mais vantajoso em termos econômicos para o Campus; e gerar um Produto Técnico e Tecnológico, propondo um modelo de operação de frota. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem comparativa e quantitativa, tendo por método o estudo de caso, com utilização de análise documental. Na coleta de dados, foi utilizada a pesquisa documental nos relatórios da instituição, revisando todos os custos com transporte no período de 2018 a 2021. Também foi utilizada a pesquisa de preços de mercado através de processos licitatórios e através de solicitação de orçamentos. O resultado deste estudo indica que o modelo de operação de frotas de veículos mais vantajoso em termos econômicos para o Campus Medianeira é a utilização de frota mista, mantendo grande parte da frota de veículos como própria e terceirizando somente um tipo de veículo.
Abstract: Public institutions of higher education are increasingly restricted budgets, causing the managers of these universities to seek to balance costs, always seeking new ways to adjust spending in the face of declining revenues. The efficiency in fleet management in the public sector is of paramount importance for an optimization in the control of public spending, as it is an area responsible for high investments and expenses. To meet transportation needs, these institutions can choose to use their own fleet or make use of a outsourcing fleet. The legislation dealing with the use of vehicles by the public administration, determines that all public institutions must examine, among the models of contraction existing in the market, those that present itself as the most economically advantageous model for the provision of transport services. As this analysis was not performed by the researched institution, there is a need for a study to be done with the objective of complying with the legislation, identifying the most cost-efficient management model. Given this and the search for a more efficient economic management with a focus on reducing costs, this research aims to find out which model of operation of the fleet is more economically viable: the use of its own fleet, the use of a outsourcing fleet or the mixed use of fleet. The overall objective of this study is to investigate whether it is more economically viable to maintain its own fleet or to outsource the fleet of official vehicles of the UTFPR Medianeira Campus. To achieve this goal, the specific objectives are: to carry out the survey of the costs to maintain the fleet of official vehicles on campus Medianeira; identify the costs of outsourced fleet per km wheeled; obtain the costs with outsourced fleet per rental; to determine what would be the operation model of the vehicle fleet most economically advantageous for the Campus; and generate a Technical and Technological Product, proposing a fleet operation model. For this, an exploratory research was carried out, with a comparative and quantitative approach, using the case study method, using documentary analysis. In data collection, documentary research was used in the institution's reports, reviewing all transportation costs in the period 2018 to 2021. Market price research was also used through bidding processes and through request of budgets. The result of this study will indicates that the most economically advantageous vehicle fleet operating model for the Medianeira Campus is the use of a mixed fleet, keeping a large part of the vehicle fleet as its own and outsourcing only one type of vehicle.
Descrição: Acompanha produção técnica: Viabilidade econômica de um modelo de terceirização da frota de veículos oficiais do campus Medianeira da UTFPR
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31484
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