Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHening, Rogério Fabricio-
dc.date.accessioned2023-05-25T21:12:43Z-
dc.date.available2023-05-25T21:12:43Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationHENING, Rogério Fabricio. Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31478-
dc.descriptionAcompanha: Tarefas exploratórias no cálculo diferencial e integralpt_BR
dc.description.abstractIn this research, it was discussed how the promotion of exploratory tasks was developed in a Differential and Integral Calculus course with more than one real variable in the context of distance learning. The participants of the research are students from two engineering classes at a federal university in the state of Paraná. This qualitative and interpretive research was developed over the course of two semesters in 2021, and the data analyzed according to the Grounded Theory approach with support from ATLAS.ti® software, are from one of the semesters. The research analyzed data from three groups of three or four students: records of the development of an exploratory task left by the groups in the virtual learning environment of the classes, and transcriptions of video call discussions held by small groups throughout the semester. The results obtained allow us to highlight, throughout the group discussion excerpts, the categories, named: "Collaboration Aspects," "Task Resolution," and "Digital Technologies." The Collaboration aspect had the right potential to provide Collaborative Learning, in which students were willing to develop the proposed task and had the opportunity to choose their strategies and methods for problem-solving, as well as presenting ideas and suggestions to their group colleagues. Task resolution in the remote context favoured student autonomy in seeking and developing strategies and methods that could be used to solve the exploratory task that was proposed. The use of digital technologies assisted the groups in communication, as all meetings happened through video calls, and the software used aided in organizing ideas and strategies used by the students. The implementation and analysis of the research data enabled the development of an e-book with characteristics of collaboration, use of Digital Technologies and resolution strategies of five exploratory tasks for teaching Calculus of functions of more than one real variable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem em equipe na educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectCalculus integralpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeam learning approach in educationpt_BR
dc.titleAnálise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remotopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of an exploratory task allied to the use of digital technologies in calculus classes in the remote contextpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa discutimos como se configurou a promoção de tarefas exploratórias em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de mais de uma variável real no contexto do ensino remoto. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de duas turmas de cursos de engenharia de uma universidade federal do estado do Paraná. A pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, se desenvolveu ao longo de dois semestres letivos em 2021 e os dados analisados segundo encaminhamentos da Teoria Fundamentada em Dados com suporte do software ATLAS.ti® são de um dos semestres letivos. Foram analisados dados de três grupos com três ou quatro estudantes cada, sendo os dados: registros do desenvolvimento de uma tarefa exploratória disponibilizados pelos grupos no ambiente virtual de ensino e aprendizagem das turmas e transcrições das gravações de videochamadas das discussões em pequenos grupos realizados ao longo do semestre. Os resultados obtidos permitem evidenciar, ao longo dos trechos de discussão dos grupos, as categorias denominadas: “Aspectos da Colaboração”, “Resolução da Tarefa” e “Tecnologias Digitais”. A colaboração se deu com potencial para proporcionar a Aprendizagem Colaborativa, nela os estudantes estavam dispostos a desenvolver a tarefa proposta e tinham a liberdade de escolher suas estratégias e métodos para a solução do problema, e também apresentaram ideias e sugestões aos seus colegas de grupo. A resolução da tarefa no contexto remoto favoreceu a autonomia dos estudantes em buscar e desenvolver estratégias e métodos que poderiam ser utilizados para a solução da tarefa exploratória que foi proposta. A utilização de Tecnologias Digitais, auxiliou os grupos na comunicação, pois as reuniões foram todas por videochamadas, e os softwares utilizados auxiliaram na organização de ideias e estratégias utilizadas pelos estudantes. A implementação e análise dos dados da pesquisa permitiram a elaboração de um e-book com a caracterização de colaboração, uso de Tecnologias Digitais e estratégias de resolução de cinco tarefas exploratórias para o ensino de Cálculo de funções de mais de uma variável real.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2229-0507pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3777988140370824pt_BR
dc.contributor.advisor1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee2Omodei, Letícia Barcaro Celeste-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2023-7606pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1675441748870763pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tarefaexploratoriacontextoremoto.pdf7,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons