Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31452
Título: Química e arte: uma sequência didática para o ensino/aprendizagem de química para a 2ª série do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Chemistry and art: a teaching sequence for chemistry teaching/learning for high school grade 2
Autor(es): Chaiben, Leize Aparecida
Orientador(es): Rodrigues, Angela Claudia
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem ativa
Teaching - Methodology
Learning strategies
Active learning
Data do documento: 15-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CHAIBEN, Leize Aparecida. Química e arte: uma sequência didática para o ensino/aprendizagem de química para a 2ª série do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
Resumo: O processo de ensino/aprendizagem que envolve a disciplina de Química no Ensino Médio, vem sendo cada vez mais discutidos nos últimos anos, pois com o passar dos anos é possível observar a falta de motivação dos educandos quanto a disciplina. Uma vez que geralmente essa disciplina vem sendo estruturada em torno de atividades que levam à memorização de informações, fórmulas e conhecimentos que limitam o ensino/aprendizagem dos educandos e acabam contribuindo para essa desmotivação em aprender e estudar Química. Normalmente, os trabalhos bimestrais/ trimestrais das instituições de ensino, são baseados na escolha do tema a ser trabalhado, o professor determina um prazo de entrega, se será desenvolvido individualmente ou em grupo e se será entregue de forma manuscrita ou impresso na forma física ou ainda, via e- mail ou apresentação em “PowerPoint”. Visando tornar as aulas e entrega de trabalhos mais atrativa aos educandos e ao mesmo tempo fazê-los ter interesse pela disciplina, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma sequência didática (SD) com a utilização de paródias musicais e teatro como ferramenta didática para o ensino/ aprendizagem de conceitos químicos envolvendo a Termoquímica, utilizando a música e o teatro na busca de um ensino de Química dinâmico, contextualizado e significativo. A sequência didática apresentada nesse trabalho foi aplicada na Segunda Série do Ensino Médio, em um colégio da rede privada na cidade de Foz do Iguaçu- PR. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados como recursos didáticos para levantamento prévio sobre o conhecimento que os educandos tinham sobre os temas a serem trabalhados, perguntas norteadoras, multimídia, mapas conceituais, vídeos e por fim para fixarem os conteúdos, o desenvolvimento das paródias e do teatro. Como as propostas das paródias e do teatro é facilitar o processo de ensino/ aprendizagem todas as criações e apresentações foram realizadas antes das provas trimestrais. Para o primeiro momento de cada trimestre foi aplicado um questionário com cada tema trabalhado para poder identificar qual era o conhecimento prévio dos educandos. Foi possível observar logo após as provas trimestrais que, fazendo uma observação com as provas anteriores com o conteúdo da Termoquímica, os educandos tiveram um aumento significativo na assimilação do conteúdo. Durante o desenvolvimento das atividades compreendeu- se que metodologias avaliativas diferenciadas (paródias e teatro) no ensino/ aprendizagem de Química pode e deve ser utilizados com uma maior frequência.
Abstract: The teaching/learning process that involves the discipline of Chemistry in High School has been increasingly discussed in recent years, because over the years it is possible to observe the lack of motivation of the students regarding the discipline. Since generally this discipline has been structured around activities that lead to the memorization of information, formulas and knowledge that limit the teaching/learning of students and end up contributing to this demotivation in learning and studying Chemistry.Usually, the bimonthly/quarterly works of educational institutions are based on the choice of the topic to be worked on, the teacher determines a deadline, whether it will be developed individually or in groups and whether it will be delivered in handwritten form or printed in physical form or also, via e-mail or “PowerPoint” presentation. Aiming to make classes and assignments more attractive to students and at the same time make them interested in the discipline, the objective of this work is to develop a didactic sequence (SD) using musical parodies and theater as a didactic tool for teaching / learning chemical concepts involving Thermochemistry, using music and theater in the search for a dynamic, contextualized and meaningful teaching of Chemistry. The didactic sequence presented in this work was applied in the Second Grade of High School, in a private school in the city of Foz do IguaçuPR. For the development of the work, guiding questions, multimedia, concept maps, videos and finally to fix the contents, the development of parodies and from the theatre. As the proposals for parodies and theater are to facilitate the teaching/learning process, all creations and presentations were carried out before the quarterly tests. For the first moment of each quarter, a questionnaire was applied with each topic worked on in order to identify the students' prior knowledge. It was possible to observe right after the quarterly tests that, making an observation with the previous tests with the Thermochemistry content, the students had a significant increase in the assimilation of the content. During the development of activities, it was understood that different evaluative methodologies (parodies and theater) in teaching/learning Chemistry can and should be used more frequently.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31452
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimicaartesequenciadidatica.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons