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Título: Análise de posição da geometria de uma suspensão do tipo duplo a para traseira de um protótipo veicular off road
Título(s) alternativo(s): Position analysis of the geometry of a double wishbone rear suspension for a prototype off-road vehicle
Autor(es): Rabaioli, Luiz Gustavo
Orientador(es): Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello
Palavras-chave: Sistema AutoCAD
Veículos - Análise
Automóveis - Molas e suspensão
Veículos off-road
AutoCAD system
Vehicles - Analysis
Automobiles - Springs and suspension
Off-road vehicles
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RABAIOLI, Luiz Gustavo. Análise de posição da geometria de uma suspensão do tipo duplo a para traseira de um protótipo veicular off road. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: O vigente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade o estudo de uma geometria de suspensão do tipo duplo A para ser aplicado em um protótipo veicular off road, pois atualmente e utilizado a suspensão Swing Axle onde possui limitações na regulagem da geometria da roda e um elevado ganho de cambagem positiva e negativa quando a suspensão oscila, assim com o desenvolvimento de uma suspensão do tipo duplo A ira proporcionar uma melhor ajuste da geometria das rodas em comparação com a suspensão Swing Axle. Realizou-se em um primeiro momento uma revisão bibliográfica onde é descrito as principais características de uma suspensão do tipo duplo A e da suspensão Swing Axle, posteriormente é apresentado os principais componentes da suspensão e as suas geometrias que serão utilizadas para o desenvolvimento da suspensão do tipo duplo A, com isso posteriormente realizamos a obtenção de dados iniciais das características do veículo para, em seguida, desenvolver o modelamento da suspensão proposta. O estudo ocorreu através da modelagem e realização de análise analítica do mecanismo em software CAD 3D. As avaliações constituíram nos parâmetros de cambagem, centro de rolagem, divergência e convergência. Os resultados obtidos do desenvolvimento deste trabalho foram a possibilidade de um melhor ajuste da geometria da roda em comparação com a suspensão Swing Axle, além disso a regulagem do ângulo de cambagem e sobre-esterçamento das rodas.
Abstract: The purpose of the present work is to study a double wishbone suspension geometry to be applied in a prototype off-road vehicle, because currently the Swing Axle suspension is used, which has limitations in adjusting the wheel geometry and a high positive and negative camber gain when the suspension oscillates, so the development of a double-A suspension will provide a better adjustment of the wheel geometry compared to the Swing Axle suspension. The first step was a literature review where the main characteristics of the double-A and Swing Axle suspensions are described. After that, the main suspension components and their geometries that will be used to develop the double-A suspension are presented. The study occurred through the modeling and analytical analysis of the mechanism using 3D CAD software. The evaluations consisted in the parameters of camber, roll center, divergence, and convergence. The results obtained from the development of this work were the possibility of a better adjustment of the wheel geometry in comparison to the Swing Axle suspension, as well as the adjustment of the camber angle and oversteer of the wheels.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31283
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