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Título: Realidade virtual na reabilitação de pacientes com quadro doloroso do complexo do ombro: avaliação da dor e adm
Título(s) alternativo(s): Virtual reality in the rehabilitation of patients with shoulder complex pain: assessment of pain and range of motion
Autor(es): Brepohl, Polyana Cristina Alves
Orientador(es): Leite, Higor Vinícius dos Reis
Palavras-chave: Fisioterapia
Realidade virtual - Uso terapêutico
Dor nos ombros
Ombros - Ferimentos e lesões
Ombros - Reabilitação
Articulações - Amplitude de movimento
Articulações - Doenças
Physical therapy
Virtual reality - Therapeutic use
Shoulder pain
Shoulder - Wounds and injuries
Shoulder - Rehabilitation
Joints - Range of motion
Joints - Diseases
Data do documento: 17-Fev-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BREPOHL, Polyana Cristina Alves. Realidade virtual na reabilitação de pacientes com quadro doloroso do complexo do ombro: avaliação da dor e adm. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A articulação do ombro é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Devido a sua complexidade, o tratamento para tendinopatias do complexo do ombro pode se tornar extenso e monótono ao paciente. A busca por maneiras de aumentar a aderência do paciente no tratamento é um desafio aos profissionais fisioterapeutas. O uso da Realidade Virtual (RV) vem sendo cada vez mais estudada no meio da fisioterapia, em diferentes campos de tratamento. Apesar de ser um recurso tecnológico conhecido, é necessário entender melhor sua eficácia no meio da reabilitação do complexo do ombro. O objetivo do nosso estudo foi avaliar a eficácia do uso de RV em paciente com desconforto doloroso do ombro, através da mensuração do ganho de ADM, através da goniometria articular, bem como, avaliar a redução da dor, através do uso de escala visual análoga de dor (VAS). Nosso trabalho consiste em um estudo clínico controlado randomizado, com o total de 50 participantes, divididos em dois grupos independentes, sendo um dos grupos utilizando tratamento conservador (26 participantes), e o outro grupo, fazendo uso de RV como tratamento (24 participantes). Após o período total de 18 sessões de tratamento, os resultados obtidos do nosso estudo não mostram diferença significativa no ganho de ADM entre os grupos de tratamento. Em relação ao controle da dor, o grupo de RV teve melhor resposta na redução da dor, porém, não podendo ser considerado como uma diferença significativa entre os grupos. Além disso, o grupo de RV apresentou menor taxa de desistência de participantes (6,35%), em comparação com tratamento convencional (14,29%). Os resultados confirmam que o uso de RV na reabilitação de ombro pode aumentar a aderência do paciente ao tratamento, ao mesmo tempo que fornece possibilidade de recuperação de tendinopatia do complexo do ombro proporcionando motivação ao paciente durante o período de tratamento.
Abstract: The shoulder joint is one of the most complex joints in the human body. Due to its complexity, the treatment for shoulder complex tendinopathies can become extensive and monotonous for the patient. The search for ways to increase patient adherence to treatment is a challenge for physical therapists. The use of Virtual Reality has been increasingly studied in different fields of treatment, especially in physiotherapy. Although VR is a well-known technological resource, it is necessary to better understand its applications in rehabilitation. The objective of our study was to evaluate the effectiveness of the use of VR in a patient with painful shoulder discomfort, through the measurement of ROM improvement, utilizing joint goniometry, as well as to evaluate pain reduction, using visual analog pain scale (VAS). Our work consists of a randomized controlled clinical study, with a total of 50 participants divided into two independent groups: one using conservative treatment (26 participants), and the other using VR as treatment (24 participants). After a total period of 18 treatment sessions, the results obtained from our study do not show a significant difference in ROM gain between treatment groups. Regarding pain control, the VR group had a better response in reducing pain, however, this cannot be considered as a significant difference between groups. Furthermore, when measuring treatment adherence, the VR group had a lower rate of participant dropout (6,35%), compared to the conventional treatment (14,29%). These results confirm that the use of VR in shoulder rehabilitation can increase patient adherence to the treatment while allowing the possibility of recovery for the patient, providing motivation to the patient during the treatment period.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31239
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