Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31228
Título: Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR
Título(s) alternativo(s): Environmental education with professionals of the Anita Garibaldi Municipal School in the City of Santa Helena, PR
Autor(es): Hilgert, Neides Regina Sehn
Orientador(es): Walker, Maristela Rosso
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Professores - Formação
Pesquisa-ação
Environmental education
Sustainability
Teachers - In-service training
Action research
Data do documento: 24-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: HILGERT, Neides Regina Sehn. Educação ambiental com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi do Município de Santa Helena-PR. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.
Resumo: Questões ambientais são levantadas por inúmeros documentos desde 1960, quando as preocupações com os recursos naturais e a preservação ambiental tornam-se críticas pelo uso desenfreado de agrotóxicos, poluição crescente, desmatamento em larga escala, lixo em excesso, comprometendo questões de saneamento básico, saúde e sustentabilidade do planeta. Nesse sentido, ações coletivas são essenciais para que a população se sensibilize sobre a atuação do homem com a natureza e com os demais seres vivos. A Educação Ambiental (EA) tem papel de destaque quando se trata de trabalho preventivo e de sensibilização sobre as questões que envolvem as ações dos homens e suas relações com o meio ambiente e aspectos relacionados com a super e infraestrutura social. Analisamos as possibilidades de implementar a Educação Ambiental Crítica com 11 (onze) profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi, do município de Santa Helena, Paraná. Questionamos: “Quais as possibilidades de organizar práticas educativas de educação ambiental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os profissionais da Escola Municipal Anita Garibaldi?”. Optou-se pela metodologia qualitativa descritiva, por meio da pesquisa ação, sendo um estudo transversal das temáticas de Educação Ambiental Crítica por meio de grupo de estudo cujos resultados são analisados pela análise de conteúdo, com auxílio do aplicativo Voyant Tools. O grupo de estudos oportunizou a discussão e compreensão sobre a EA de forma interdisciplinar e holística. Destacamos nos resultados a importância de as redes de ensino promoverem processos formativos aos seus profissionais, oportunizando trabalho integrado entre a Universidade e Escolas Municipais, com vistas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a EA e demais temas em que a academia possa contribuir que se traduzam na emancipação humana. Educação Ambiental é um tema que deve ser abordado pelas redes de ensino, em seus processos formativos. Percebeu-se a oportunidade de expandir a troca de conhecimento com trabalho integrado entre a UTFPR e a Escola Municipal, com vistas a instigar a mudança cultural de atitudes em relação aos cuidados com o Meio Ambiente. Observamos avanço na ampliação dos conceitos de Educação Ambiental de 42% para 100% em relação à percepção inicial, com avanço de 58%; Meio Ambiente de 27% para 73%, com avanço de 49%; e Sustentabilidade de 33% para 72%, com avanço de 39%, na análise das respostas dos participantes. Ações coletivas e interdisciplinares possibilitam mudanças de atitudes e concepções, que influenciam na mudança das ações humanas que refletem no meio ambiente.
Abstract: Environmental issues are raised by countless documents since 1960, when the concerns with the natural resources and the environmental preservation become critical by the use of unbridled pesticides, increasing pollution, deforestation on a large scale, excess garbage, committing issues of basic sanitation, health and sustainability of the planet. Seen in these terms, collective actions are essential so that the population sensitize about the humans’ action with nature and with other living beings. The environmental education (Educação ambiental - EA) has a prominent rule when it comes to preventive work and awareness about issues that involve the humans’ actions and their relationship with the environment and the aspects related to the super and social infrastructure. We analyzed the possibilities of implementing the Critical Environmental Education with 11 (eleven) professionals of Anita Garibaldi Municipal School, in the city of Santa Helena, Paraná. We asked: “What are the possibilities to organize educational practices of environmental education from the National Common Curricular Base – (BNCC) with professionals of Anita Garibaldi Municipal School?” It was opted by descriptive qualitative methodology, through research-action, being a cross-sectional study of the themes of Critical Environmental Education through study group which the results are analyzed by the content analysis with the application support of Voyant Tools. The study group gave the opportunity of the debate and the comprehension about Environmental Education (Educação Ambiental - EA) in an interdisciplinary way and holistic. We highlight on the results the importance of education systems to promote training process to their professionals, giving opportunities of integrated efforts between the University and Municipal Schools, with a view to Objectives on Sustainable Development, the EA and other topics in which the university can contribute that is translated in the human emancipation. Environmental Education is a theme that must be approached by the education system, in their process of formation. It was realized the opportunity to expand the knowledge exchange with integrated efforts between the University and the Municipal School, with the view to instigate the cultural change of attitudes in relation to environmental care. We noted advance in the enlargement of concepts in the Environmental Education from 42% to 100% in relation to initial perception, with the advance of 58%; Environmental from 27% to 73%, with the advance of 49%; and Sustainability from 33% to 72%, with the advance of 39% on the analysis of the participants answers. Collective and interdisciplinary actions enable changes of attitudes and concepts which influence in the change of humans actions that reflect in the natural environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31228
Aparece nas coleções:SH - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalescolamunicipal.pdf5,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons