Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31160
Título: Utilização de um jogo didático como instrumento de retomada de conteúdo para ensino médio
Título(s) alternativo(s): Use of a didactic game as an instrument to recover content for high school education
Autor(es): Dallazem, Anna Claudia
Orientador(es): Schaefer, Daiene de Mello
Palavras-chave: Termodinâmica
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliaries
Thermodynamics
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 25-Fev-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DALLAZEM, Anna Claudia. Utilização de um jogo didático como instrumento de retomada de conteúdos para ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: A proposta deste trabalho teve como principal objetivo apresentar a construção de um jogo didático e aplicá-lo a estudantes do ensino médio, trazendo a abordagem do conteúdo de Termometria em aulas da disciplina de Física. Esta proposta foi desenvolvida através das seguintes etapas: primeiramente, foi feita a escolha do tema principal (conteúdo da disciplina de Física), logo após foi realizada a escolha do público alvo em que a aplicação do jogo fosse direcionada através do tema principal escolhido. Posteriormente, a construção e aplicação do jogo. Após todas as etapas citadas acima, realizamos a aplicação de um questionário para que este trabalho possa ser útil a outros docentes como uma proposta de metodologia alternativa no ensino de Física. Ainda, a atividade proposta promoveu discussão dos conceitos Físicos, através do trabalho em grupo, fazendo com que trouxesse maior interação dos alunos junto ao professor, e dessa forma almejando desenvolver um maior interesse nos alunos em aprender os conteúdos de Física. Além de proporcionar a socialização entre alunos e professor, e entre os próprios alunos.
Abstract: The purpose of this work was to present the construction of a didactic game and apply it to high school students, bringing an approach to the content of Thermometry in Physics classes. This proposal was developed through the following steps. First, the main theme was chosen (range of the Physics discipline), then the target audience was selected, and the application of the game would be directed through the chosen main theme. Subsequently, the construction and application of the game. After all the steps mentioned above, we apply a questionnaire so that this work can be helpful to other professors as an alternative methodology in teaching Physics. Still, the proposed activity promoted discussion of Physical concepts through group work, bringing more significant interaction to students with the teacher, thus aiming to develop a greater interest in students in learning about the contents of Physical. In addition to providing socialization between students and teachers and among the students themselves.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31160
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogodidaticoretomadaconteudo.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogodidaticoretomadaconteudo_produto.pdf665,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons