Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31062
Título: Da sala de aula à sala de casa: reflexões sobre compreensão leitora em videoaulas
Título(s) alternativo(s): From the classroom to the home room: reflections on reading comprehension in video classes
Autor(es): Brandt, Luciana Schuartz
Orientador(es): Nunes, Paula Ávila
Palavras-chave: Televisão na educação
Compreensão na leitura
Psicolinguística
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Television in education
Reading comprehension
Psycholinguistics
COVID-19 Pandemic, 2020-
Data do documento: 10-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRANDT, Luciana Schuartz. Da sala de aula à sala de casa: reflexões sobre compreensão leitora em videoaulas. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: De acordo com os três últimos resultados da avaliação educacional em larga escala, o Saeb (2017/2019/2021), que avalia a proficiência leitora, houve pouco avanço no que tange à leitura ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda permanecendo no nível básico da compreensão leitora. São muitos e fundamentais os estudos sobre a leitura nesta etapa da Educação Básica. Diante disso, pretendese, com esta pesquisa, avaliar se as atividades de leitura abordadas nas videoaulas propiciam, sob a perspectiva psicolinguística, uma abordagem significativa em relação ao processamento da leitura e à consciência das estratégias metacognitivas. Para tanto, foram selecionadas duas sequências didáticas das videoaulas da TV Escola Curitiba, do 5.º ano, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, para responder, de modo contextual e detalhado, a questão norteadora deste projeto: durante as videoaulas, os materiais utilizados tinham potencial para proporcionar compreensão leitora, tendo em vista os aspectos relacionados às estratégias de leitura e os níveis de proficiência? O estudo é apoiado nos aspectos psicolinguísticos de Solé (1998) por considerar imprescindível o conhecimento prévio (enciclopédico, linguístico, discursivo), bem como a competência cognitiva e metacognitiva da memória e as estratégias de leitura (antes, durante e depois). A abordagem cognitiva e sociocognitiva da leitura na perspectiva de Kleiman (1989; 2004; 2016), Kato (1990), entre outros, também estarão presentes na discussão. Os documentos parametrizadores (currículo de Curitiba e BNCC) também são necessários para fundamentar a pesquisa. Para a efetivação desse percurso teórico-pedagógico, o estudo terá uma abordagem qualitativa, de caráter interpretativo, pois o intuito é investigar os dados e compreendê-los em um determinado contexto sócio-históricosocial, descritivamente, bem como refletir sobre as formas de produção de conhecimento científico adquiridos ao longo da pesquisa (MOITA LOPES, 1994). Os dados serão avaliados a partir do mapeamento e análise das estratégias de leitura trabalhadas nas videoaulas selecionadas. A partir dessas reflexões, pretende-se avaliar se a forma como as aulas foram organizadas contribuem, ou não, para o desenvolvimento da compreensão leitora dos estudantes do 5.º ano sob a perspectiva psicolinguística. Os resultados obtidos da pesquisa comprovaram que há contribuições e potencialidades nas videoaulas em relação à compreensão leitora, especialmente para a formação dos docentes atuantes nos anos iniciais, a fim de tornar seus estudantes leitores críticos e proficientes, bem como fomentar discussões acerca da leitura no Ensino Fundamental.
Abstract: According to the last three results of the large-scale educational evaluation, the Saeb (2017/2019/2021), which evaluates reading proficiency, there was little progress in terms of reading at the end of the initial years of Elementary School, still remaining in the basic level of reading comprehension. There are many and fundamental studies on reading in this stage of Basic Education. Therefore, the aim of this research is to assess whether the reading activities addressed in the video lessons provide, from a psycholinguistic perspective, a meaningful approach in relation to reading processing and awareness of metacognitive strategies. For this purpose, two didactic sequences were selected from video classes on TV Escola Curitiba, from the 5th year, from the Municipal Secretariat of Education of Curitiba, to answer, in a contextual and detailed way, the guiding question of this project: during the video classes, the materials used had the potential to provide reading comprehension, considering aspects related to reading strategies and proficiency levels? The study is supported by the psycholinguistic aspects of Solé (1998) as it considers essential prior knowledge (encyclopedic, linguistic, discursive), as well as cognitive and metacognitive memory competence and reading strategies (before, during and after). The cognitive and socio cognitive approach to reading from the perspective of Kleiman (1989; 2004; 2016), Kato (1990), among others, will also be present in the discussion. Parameter documents (curriculum from Curitiba and BNCC) are also necessary to support the research. For the realization of this theoretical-pedagogical path, the study will have a qualitative approach, of an interpretative character, since the intention is to investigate the data and understand them in a certain socio-historical-social context, descriptively, as well as to reflect on the ways of production of scientific knowledge acquired throughout the research (MOITA LOPES, 1994). The data will be evaluated from the mapping and analysis of the reading strategies used in the selected video lessons. Based on these reflections, we intend to assess whether or not the way classes were organized contributes to the development of reading comprehension in 5th grade students from a psycholinguistic perspective. The results obtained from the research prove that there are contributions and potentialities in video classes in relation to reading comprehension, especially for the training of teachers working in the early years, in order to make their students critical and proficient readers, as well as to encourage discussions about reading in Teaching Fundamental.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31062
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
salaaulasalacasa.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons