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dc.creatorAlbertino, Luis Filipe Freitas-
dc.date.accessioned2023-03-21T20:21:10Z-
dc.date.available2023-03-21T20:21:10Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.citationALBERTINO, Luis Filipe Freitas. Impacto da presença de particulado no escoamento em válvulas tesla. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30887-
dc.description.abstractThe influence of particulate matter on the flow on Tesla valves was investigated. The current literature cites the insensibility of this device to particulate matter, however, literature corroborating that assertion was not found even though it was a parameter for choosing such valve. Two dimensional numeric simulations were made using a Tesla valve model already studied by the literature. The effects of the number of elements in the mesh, utilization of 𝑘 𝜔 SST turbulence model and Reynolds numbers 100, 200 and 400 with steady state flow regime. Transient state, 𝑘 𝜔 SST turbulence model, and the same Reynolds numbers were used in simulations with volumetric percentage of particulate matter between 0 and approximately 10% were used to evaluate the influence of the particulate matter. It was observed a positive effect on diodicity, an important parameter for the evaluation of the performance of passive valves as found on the literature, that, in general, grew with the growth of the particulate matter volumetric percentage. The particulate matter shows itself as a possible new variable for the optimization and choosing of Tesla Valves. New Studies are necessary to evaluate the influence of the individualized characteristics of the particulate matter such as: density, size, and shape.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectVálvulaspt_BR
dc.subjectPartículas (Física, química, etc.)pt_BR
dc.subjectTesla, Nikola, 1856-1943pt_BR
dc.subjectValvespt_BR
dc.subjectParticlespt_BR
dc.titleImpacto da presença de particulado no escoamento em válvulas Teslapt_BR
dc.title.alternativeImpact of the presence of particulate matter on the flow of Tesla valvespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoFoi investigada a influência do particulado no escoamento em válvulas Tesla. A literatura atual cita a insensibilidade desse dispositivo ao particulado, entretanto não se encontram trabalhos corroborando tal hipótese, mesmo este sendo um dos parâmetros para escolha de tal modelo de válvula. Foram realizadas simulações numéricas, em duas dimensões, com modelo de válvula tesla já estudado na literatura. Investigou-se os efeitos do número de elementos da malha, utilização de modelo de turbulência 𝑘 𝜔 SST e número de Reynolds 100, 200 e 400 com regime permanente. Utilizou-se regime transiente, modelo de turbulência 𝑘 𝜔 SST e os números de Reynolds anteriores em simulações com porcentagens volumétricas de particulado entre 0 e aproximadamente 10%. Foi observado efeito positivo na diodicidade, importante parâmetro para avaliação da performance de válvulas passivas segundo a literatura, que, em geral, aumento conforme o aumento de porcentagem volumétrica de particulado. O particulado mostra-se como uma possível nova variável para otimização e escolha de válvulas Tesla, sendo necessários novos estudos avaliando a influência de características individualizadas do particulado tais como: densidade, tamanho e formato.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Marchi Neto, Ismael de-
dc.contributor.referee3Lima, Rafael Sene de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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