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Título: Influências e consequências da pandemia de Covid-19 ao ensino escolar
Título(s) alternativo(s): Influences and consequences of the Covid-19 pandemic on school education
Autor(es): Serpa, Andrezza Ayuso
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Avaliação educacional
Ensino - Meios auxiliares
Tecnologia educacional
Education - Evaluation
Teaching - Aids and devices
Educational technology
Data do documento: 10-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SERPA, Andrezza Ayuso. Influências e consequências da pandemia de Covid-19 ao ensino escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: A pandemia de Covid-19 que ocorreu em 2020 trouxe grandes desafios para a sociedade brasileira e mundial, principalmente os relacionados às práticas pedagógicas e às metodologias tradicionalmente utilizadas no processo de ensino aprendizagem. Com a adoção das medidas de isolamento social, as instituições escolares foram obrigadas a adaptar seus processos para a modalidade de ensino remoto. Nesse sentido, o presente trabalho propôs uma reflexão acerca das influências e consequências da pandemia para o ensino de química, aspirando contribuir para a solidificação de saberes na referida área e a colaborar no sentido de se estabelecer uma adequada atuação profissional, fundamentada no conhecimento e na prática. A relevância deste trabalho consiste em trazer para o âmbito acadêmico, também de modo amplo, uma reflexão crítica dos principais trabalhos acerca das consequências da crise sanitária no processo de ensino aprendizagem, com seus desdobramentos para aspectos da inclusão social, evasão escolar, impactos sociais e educacionais, ensino remoto, estratégias metodológicas e estratégias para o ensino de Química. Considerando-se o objetivo e o tema deste trabalho, utilizou-se o método de revisão bibliográfica, através de uma seleção minuciosa de trabalhos e documentos oficiais sobre o tema disponíveis na plataforma Scielo, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Assim, por meio da revisão de literatura, foi realizado um levantamento bibliográfico de pesquisas, envolvendo artigos, livros, monografias, dissertações, teses e outros estudos. Observou-se que o ensino sofreu prejuízos incalculáveis decorrentes de limitações para a construção e desenvolvimento dos conhecimentos aos alunos, por dificuldades como inexistência ou insuficiência de internet e impossibilidade de acesso às plataformas online por parte dos alunos. Por outro lado, muitos docentes tiveram dificuldades na utilização dos recursos digitais, o que impossibilitou a gravação de vídeos, o uso de aplicativos e programas de videoconferência. Com relação à inclusão social, os avanços e inovações tecnológicas utilizadas no ensino online não alcançam a totalidade dos alunos, pois em virtude das desigualdades sociais, econômicas e culturais, muitos ainda não têm acesso a essas tecnologias. Os docentes precisam atender aos imperativos da diversidade dos alunos, através de uma formação continuada e de cursos na área da educação inclusiva. Também é preciso que o professor faça as adaptações curriculares e se familiarize com as novas tecnologias, em um processo de formação constante, tendo em vista a consolidação da modalidade de ensino online. É necessário, também, um olhar mais atento das autoridades e da sociedade civil, para que possam ser elaborados planos de ação e serem formuladas leis que visem a inclusão social de todos, garantindo, na prática, o direito constitucional à educação.
Abstract: The Covid-19 pandemic that occurred in 2020 brought great challenges to Brazilian and world society, especially those related to pedagogical practices and methodologies traditionally used in the teaching-learning process. With the adoption of social isolation measures, school institutions were forced to adapt their processes to the remote teaching modality. In this sense, the present work proposed a reflection on the influences and consequences of the pandemic for the teaching of chemistry, aspiring to contribute to the solidification of knowledge in that area and to collaborate in the sense of establishing an adequate professional performance, based on knowledge and practice. The relevance of this work is to bring to the academic scope, also in a broad way, a critical reflection of the main works about the consequences of the health crisis in the teaching-learning process, with its consequences for aspects of social inclusion, school dropout, social impacts and educational, remote teaching, methodological strategies and strategies for teaching Chemistry. Considering the objective and theme of this work, the bibliographic review method was used, through a meticulous selection of works and official documents on the subject available on the Scielo platform, Google Scholar and Capes Theses and Dissertations Bank. Thus, through a literature review, a bibliographic survey of research was conducted, involving articles, books, monographs, dissertations, these and other studies. It was observed that teaching suffered incalculable losses due to limitations for the construction and development of knowledge for students, due to difficulties such as the lack or insufficiency of the internet and the impossibility of accessing online platforms by students. On the other hand, many professors had difficulties in using digital resources, which made it impossible to record videos, use applications and videoconferencing programs. Regarding social inclusion, the advances and technological innovations used in online teaching do not reach all students, because due to social, economic and cultural inequalities, many still do not have access to these technologies. Teachers need to meet the imperatives of student diversity, through continuing education and courses around inclusive education. It is also necessary for the teacher to adapt the curriculum and become familiar with modern technologies, in a constant training process, with a view to consolidating the online teaching modality. It is also necessary to have a closer look from the authorities and civil society, so that action plans can be drawn up and laws formulated that aim at the social inclusion of all, guaranteeing, in practice, the constitutional right to education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30874
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