Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3081
Título: | Análise da produção escrita em matemática: quatro histórias da construção de uma proposta de ensino para a educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of written production in mathematics: four stories of building a proposal for youth and adult education |
Autor(es): | Cardoso, Milene Aparecida Malaquias |
Orientador(es): | Dalto, Jader Otavio |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Séries aritméticas - Avaliação Prática de ensino Aprendizagem Educação de jovens e adultos Mathematics - Study and teaching Series, Arithmetic - Evaluation Student teaching Learning |
Data do documento: | 14-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | CARDOSO, Milene Aparecida Malaquias. Análise da produção escrita em matemática: quatro histórias da construção de uma proposta de ensino para a educação de jovens e adultos. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. |
Resumo: | A análise da produção escrita dos alunos, seja em uma avaliação ou até mesmo em tarefas de sala de aula, pode possibilitar ao professor uma reflexão sobre sua própria prática, possíveis dificuldades e a maneira como o aluno aprende. O objetivo deste trabalho é relatar a construção de uma proposta de ensino que utiliza a análise da produção escrita como um fio condutor nas aulas de Matemática, baseada em Santos (2014), para ensinar o conteúdo de Progressão Aritmética na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a construção da proposta, foram realizadas, previamente, três práticas iniciais, nas quais alunos foram colocados na atividade de analisar produções escritas de Matemática. A partir delas e considerando as particularidades da Educação de Jovens e Adultos, uma primeira versão da proposta de ensino foi elaborada e aplicada a alunos. Em seguida a essa aplicação, foi realizada uma segunda versão e, com ela, uma proposta com hipóteses do que pode acontecer em uma aula de Matemática. |
Abstract: | The analysis of the written production of the students, whether in an evaluation or even in classroom tasks, can enable the teacher to reflect on their own practice, possible difficulties and the way the student learns. The objective of this work is to report the construction of a teaching proposal that uses the analysis of written production as a guideline in Mathematics classes, based in Santos (2014), to teach the content of Arithmetic Progression in Adult Education. For the construction of the proposal, three initial practices were carried out previously, in which students were placed in the activity of analyzing written productions of Mathematics. From them and considering the particularities of Adult Education, a first version of the teaching proposal was elaborated and applied to students; from this application a second version was made and with it a proposal with hypotheses of what can happen in a Math class. |
Descrição: | Acompanha: Análise da produção escrita como fio condutor nas aulas de matemática: propostas e experiências |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3081 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGMAT_M_Cardoso, Milene Aparecida Malaquias_2017.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGMAT_M_Cardoso, Milene Aparecida Malaquias_2017_1.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons