Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelipes, Mateus-
dc.date.accessioned2023-03-09T19:39:00Z-
dc.date.available2023-03-09T19:39:00Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.citationFELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800-
dc.descriptionAcompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numéricapt_BR
dc.description.abstractThis research in its development elaborated, applied and analyzed tasks with realistic contexts and that use electronic spreadsheets as a technological resource for the teaching and learning process of numerical sequences. The tasks were applied to students enrolled in the 1st grade of high school. The research is based on the principles of Realistic Mathematics Education, on mathematical experimentation and on thinking-with-technology. This is a qualitative research with an interpretative nature in which two iteration cycles of the Development Research (Design Research) were used for preparation, teaching experience and retrospective analysis. Two of the tasks were described and analyzed from excerpts of dialogues and students' productions, evidencing a classroom organization in which students assume the role of protagonist and the teacher assumes the position of the one who guides and guides the learning process that happens from dealing with contextualized tasks. Electronic spreadsheets proved to be a suitable resource for teaching and learning in a realistic context of tasks. The final version of the process resulted in five mathematical tasks, all of which work with the concept of numerical sequence, with different objectives and contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSequências (Matemática)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectPlanilhas eletrônicaspt_BR
dc.subjectSequences (Mathematics)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Problems, exercises, etcpt_BR
dc.subjectElectronic spreadsheetspt_BR
dc.titleEnsino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheetspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa em seu desenvolvimento elaborou, aplicou e analisou tarefas com contextos realísticos e que utilizam planilhas eletrônicas enquanto recurso tecnológico para o processo de ensino e aprendizagem de sequências numéricas. As tarefas foram aplicadas a alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Educação Matemática Realística, na experimentação matemática e no pensar-com-tecnologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que se utilizou de dois ciclos de iteração da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) para preparação, experiência de ensino e a análise retrospectiva. Duas das tarefas foram descritas e analisadas a partir de trechos de diálogos e produções dos alunos, evidenciando uma organização de sala de aula em que os alunos assumem o papel de protagonista e o professor assume a posição daquele que guia e orienta o processo de aprendizagem que acontece a partir do lidar com tarefas contextualizadas. As planilhas eletrônicas mostraram-se um recurso propicio para o ensino e aprendizagem em um contexto realístico de tarefas. A versão final do processo resultou em cinco tarefas matemáticas, todas trabalham com o conceito de sequência numéricas, com objetivos e conteúdos distintos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9140519621918699pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee2Fontana, Angela Marques-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4330-9222pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183452778969266pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons