Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30737
Título: Meio ambiente em teses e dissertações da plataforma capes
Título(s) alternativo(s): Environment in capes platform theses and dissertations
Autor(es): Ribeiro, Gabriele Tainara
Orientador(es): Rocha, Daiane Cristina da
Palavras-chave: Educação ambiental
Política ambiental
Banco de dados bibliográficos
Environmental education
Environmental policy
Data centers
Data do documento: 7-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: RIBEIRO, Gabriele Tainara. Meio ambiente em teses e dissertações da plataforma capes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.
Resumo: O meio ambiente está em um estado de crise devido a diversos problemas deste modo, é necessária uma intervenção por meio da introdução da Educação Ambiental (EA), elaborando soluções eficazes para minimizar essa crise. É perceptível uma crescente degradação no meio ambiente natural devido à grande parte da população residir em cidades, ocasionando em uma crise ambiental, com isso, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) prevê que a EA deve ser implementada em todos os níveis da educação. Muitas vezes, esses problemas são causados despropositadamente pela falta de conhecimento que as pessoas têm sobre meio ambiente e a EA. O objetivo da pesquisa é compreender o conceito de meio ambiente no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O método utilizado para a pesquisa se aproxima do que trata a análise de conteúdo: uma estratégia de pesquisa ampla sobre um assunto específico. Inicialmente, foi utilizado o banco de teses e dissertações da CAPES para buscar trabalhos com o termo meio ambiente, os trabalhos obtidos foram tabulados, e seguidos por critérios de análise na compreensão de como foi abordado o conceito de meio ambiente em cada um deles. A partir das analises, nos trabalhos selecionados e categorizados foi possível evidenciar a não existência de um conceito único sobre o meio ambiente, mas discussões importantes que envolvem a relação com o meio social, econômico, ambiental, cultural, entre outros. Diante disso, meio ambiente é um termo carregado por vários significados e sentidos de acordo com a percepção e experiência que é evidenciado.
Abstract: The environment is in a state of crisis due to several environmental problems, therefore, an intervention is necessary through the introduction of Environmental Education (EA), developing effective solutions to minimize this crisis. A growing degradation in the natural environment is noticeable due to the large part of the population residing in cities, causing an environmental crisis, with this, the National Policy for Environmental Education (PNEA) provides that EE must be implemented at all levels of education . Many times, these problems are unintentionally caused by people's lack of knowledge about the environment and EE. The objective of the research is to understand the concept of environment in the database of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The method used for the research is similar to what content analysis is about: a broad research strategy on a specific subject. Initially, the CAPES bank of theses and dissertations was used to search for works with the term environment, the works obtained were tabulated, and followed by analysis criteria in order to understand how the concept of environment was approached in each one of them. From the analyses, in the selected and categorized works, it was possible to evidence the non-existence of a single concept about the environment, but important discussions that involve the relationship with the social, economic, environmental, cultural environment, among others. Therefore, environment is a term loaded with various meanings and senses according to the perception and experience that is evidenced.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30737
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalplataformacapes.pdf274,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons