Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30736
Título: TDIC utilizadas no ensino remoto por professores participantes do programa residência pedagógica biologia
Título(s) alternativo(s): TDIC used in remote teaching by teachers participating in the biology pedagogical residence program
Autor(es): Nunes, Silvana Aguero
Orientador(es): Schneider, Eduarda Maria
Palavras-chave: COVID-19, Pandemia de, 2020-
Tecnologia de ponta e educação
Internet no ensino superior
COVID-19 Pandemic, 2020-
Data do documento: 7-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: NUNES, Silvana Agueros. TDIC utilizadas no ensino remoto por professores participantes do programa residência pedagógica biologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.
Resumo: Diante dos desafios e dificuldades encontrados pelos professores de Ciências e Biologia para ministrar suas aulas, por intermédio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante o ensino remoto emergencial, esta pesquisa objetivou investigar quais TDIC foram utilizadas no ensino remoto emergencial por professores de Ciências e Biologia, participantes do projeto residência pedagógica Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR campus Santa Helena, evidenciando as dificuldades e possibilidades do uso das TDIC durante o ensino remoto emergencial. Para atingir esses objetivos, a metodologia de pesquisa utilizada consistiu em uma entrevista semi-estrurada realizada com três professores de Ciências e Biologia. Os dados levantados foram organizados, analisados e discutidos com base em referências bibliográficas, seguindo a abordagem da pesquisa qualitativa. As análises das entrevistas foram baseadas na transcrição direta das respostas dos entrevistados seguindo os pressupostos da análise de conteúdo proposta por Bardin. Através dos resultados foi possível averiguar que os docentes embora já tenham ouvido falar dos termos TDIC ou TIC, ainda encontram dificuldades ao conceituar os termos. Com relação as TDIC mais utilizadas durante o ensino remoto, o WhatsApp e Facebook foram as redes sociais mais utilizadas pelos professores durante o ensino remoto. Quanto as dificuldades a respeito das TDIC, os docentes citam principalmente a falta de conhecimento, tanto por professores quanto alunos sobre a tematica, a falta de formação especifica sobre essas tecnologias e a falta de acesso dos alunos a essas tecnologias. Com relação às vantagens que as TDIC proporcionaram, os professores citam o acesso rápido a informação, aulas mais dinâmicas e interativas, e a aceleração do processo de informatização das escolas. Diante dos resultados da pesquisa é possível inferir que embora as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por si só não irão resolver os problemas da educação e nem substituir o papel do professor de forma isolada, é importante continuar pesquisando sobre o que essas novas tecnologias têm a oferecer à educação
Abstract: Faced with the challenges and difficulties encountered by Science and Biology teachers to teach their classes, through Digital Information and Communication Technologies (TDIC) during emergency remote teaching, this research aimed to investigate which DICT were used in emergency remoteteaching by science and biology teachers. Sciences and Biology, participants of the pedagogical residency project in Biology of the Degree in Biological Sciences at UTFPR campus Santa Helena, highlighting the difficulties and possibilities of using TDIC during emergency remote teaching. To achieve these objectives, the research methodology used consisted of a semi-structured interview with three Science and Biology teachers. The collected data are organized, analyzed and discussed based on the bibliographic reference, following the qualitative research approach. The analyzes of the interviews are based on the direct transcription of the responses of the two interviewees, following the assumptions of the content analysis proposed by Bardin. Through two results it was possible to verify that the teachers already had or spoke two TDIC or ICT terms, although they found difficulties in the conception of the terms. Regarding the DICT most used during distance learning, that is, WhatsApp and Facebook are the socialnetworks most used by teachers during distance learning. As for difficulties with DICT, teachers mainly cite the lack of knowledge, both on the part of teachers and students, on the subject, the lack of specific training on these technologies and the lackof access of both students to these technologies. In relation to the advantages that TDIC will provide, teachers will cite quick access to information, more dynamic and interactive classes and the acceleration of the computerization process in schools. Inview of the two results of the research, it is possible to infer that the Digital Information and Communication Technologies affect, if they do not solve the problems of education and do not replace the role of the teacher alone, it is important to continue researching what these new technologies have to offer in education
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30736
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TDICutilizadasnoensinoremoto.pdf660,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons