Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Angelica Aparecida-
dc.date.accessioned2023-03-06T13:13:31Z-
dc.date.available2023-03-06T13:13:31Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Angelica Aparecida. A utilização de softwares no ensino de funções afins e quadráticas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30714-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the use of software for teaching the content of functions in elementary and high school, seeking to understand the availability of access to technological means and the methodological ways proposed to manipulate Excel, GeoGebra, FreeMat and Modellus software according to publications sciences in the field of mathematics teaching. The methodology followed in this work consisted of a bibliographic study whose references (articles, books, dissertations, websites) address interventions in classrooms with the software. This is intended to identify the methodologies used and whether they differ from the teaching of mathematics without the use of technologies. Thus, this research seeks to present the significant digital advances in the school context, highlighting technological means that can help the teacher in the school reality regarding the content of polynomial functions of the 1st and 2nd grade, aiming mainly at teachinglearning, seeking to enable greater interaction between student and educator, reflecting on the dynamics between technology and teaching. After a joint analysis of the software, we can conclude that they provide more credibility to students regarding the results, in addition to being possible to visualize aspects that would not be possible to observe with a drawing on the board.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPolynomialspt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleA utilização de softwares no ensino de funções afins e quadráticaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of software in the teaching of related and quadratic functionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo discutir o uso de softwares para o ensino do conteúdo de funções no ensino fundamental e médio, buscando compreender a disponibilidade de acesso aos meios tecnológicos e as formas metodológicas propostas para manipular os softwares Excel, GeoGebra, FreeMat e Modellus segundo publicações científicas na área de ensino de matemática. A metodologia seguida neste trabalho consistiu no estudo bibliográfico cuja referências (artigos, livros, dissertações, sites) abordam intervenções em salas de aula com os softwares. Pretende-se com isso a identificação das metodologias utilizadas e se elas se diferenciam do ensino de matemática sem o uso de tecnologias. Assim, esta pesquisa busca apresentar os significativos avanços digitais no contexto escolar, salientando meios tecnológicos que possam auxiliar o professor na realidade escolar no que tange ao conteúdo de funções polinomiais do 1° e 2° grau, visando principalmente o ensinoaprendizagem, buscando possibilitar uma maior interação entre educando e educador, refletindo na dinamicidade entre a tecnologia e o ensinar. Após uma análise conjunta dos softwares, podemos concluir que os mesmos possibilitam mais credibilidade aos estudantes com relação aos resultados além de ser possível visualizar aspectos que não seria possível observar com desenho no quadro.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bennemann, Marcio-
dc.contributor.referee1Lopes, Rodrigo Ribeiro-
dc.contributor.referee2Souto, Gilberto-
dc.contributor.referee3Nascimento, Moisés Aparecido do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaosoftwaresensinofuncoes.pdf438,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons