Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30711
Título: Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral
Título(s) alternativo(s): Didatic model of reference to teach the resolution of quadratic equation based in a study and research path evidenced in a script of a theater play
Autor(es): Ferreira, Eduardo Alves
Orientador(es): Figueroa, Teodora Pinheiro
Palavras-chave: Equações
Matemática - Estudo e ensino
Livros didáticos
Equations
Mathematics - Study and teaching
Textbooks
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERREIRA, Eduardo Alves. Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Este trabalho se refere ao estudo e pesquisa das dimensões do problema didático: Como ensinar a resolução da equação do segundo grau através do recurso didático do teatro? Para responder a esta questão, realizou-se um estudo sobre as dimensões do problema didático, a partir das dimensões epistemológica, econômica e ecológica. Este estudo e pesquisa tem como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A partir dos resultados deste estudo, propomos um Modelo Didático de Referência (MDR), o qual contribui para o desenvolvimento de um roteiro de uma peça teatral, a partir de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), explicitando a possibilidade de abordar diferentes contextos que envolvem diferentes praxeologias para a resolução da equação do segundo grau. Espera-se que a proposta deste MDR possa contribuir para discussões a respeito deste objeto matemático no que se refere ao estudo das diferentes resoluções da equação do segundo grau a partir de uma proposta de ensino através do teatro.
Abstract: This work refers to the study and research of the dimensions of the didactic problem: How to teach the resolution of quadratic equation through the didactic resource of the theater? To answer this question, a study was carried out on the dimensions of the didactic problem, from the epistemological, economic and ecological dimensions. This study and research has as its theoretical contribution the Anthropological Theory of Didactic (ADT). Based on the results of this study, we propose a Didactic Model of Reference (DMR), which contributes to the development of a script for a theatrical play, based on a Study and Research Path (SRP), explaining the possibility of approaching different contexts that involve different praxeologies for solving the quadratic equation. It is expected that the proposal of this DMR can contribute to discussions about this mathematical object with regard to the study of the different resolutions of the quadratic equation from a teaching proposal through theater.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30711
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelodidaticoroteiroteatral.pdf694,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons