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Título: A dialética das mulheres de Pagu
Título(s) alternativo(s): The dialetic of Pagu'S women
Autor(es): Gomes, Paola Fernanda
Orientador(es): Lima, Marcos Hidemi de
Palavras-chave: Galvão, Patricia, 1910-1962
Mulheres na literatura
Modernismo (Literatura)
Literatura brasileira - História e crítica
Women in literature
Modernism (Literature)
Brazilian literature - History and criticism
Data do documento: 28-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GOMES, Paola Fernanda. A dialética das mulheres de Pagu. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Este trabalho debruça-se na análise das personagens Otávia, Rosinha Lituana, Eleonora e Corina, figuras de destaque no romance Parque Industrial de Patrícia Galvão (Pagu), sob o pseudônimo de Mara Lobo. O romance, ambientado no bairro do Brás, na cidade de São Paulo – cidade marco do desenvolvimento capitalista – conta, sob diversos e difusos pontos de vista, como era a vida das mulheres proletárias nos idos de 1930. A obra apresenta forte embasamento nas vivências da escritora, que foi da burguesia ao proletariado em uma pequena jornada política dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Partindo destas constatações, o trabalho apresenta uma análise literária e histórico-social que investiga as personagens, não só como representações sociais de mulheres à margem da sociedade, como também busca entender o desenvolvimento destas no romance. A metodologia utilizada consiste em pesquisas bibliográficas e comparações críticas apoiadas em fontes que exploram a temática sociocultural dos anos de 1930. No que tange ao arcabouço teórico, além dos autores citados a seguir, muitos outros autores que se mostraram pertinentes à pesquisa. Para a constituição do primeiro capítulo do trabalho, “Vida e obra de Pagu”, são empregados, principalmente, a biografia escrita e organizada por Augusto de Campos (2014) e a autobiografia de Patrícia Galvão organizada por Geraldo Ferraz (2005), apontando as principais ocorrências da vida da autora até 1933, buscando destacar os fatos que corroboram a ideia de que Parque Industrial foi embasado em vivências de Pagu. “O que foi o Modernismo de 30?”, segundo capítulo da dissertação, busca demonstrar que o romance analisado não pode ser simplesmente considerado panfletário, quando, para sua criação, foram usadas inovações literárias de cunho estético, levando a qualidade da obra para além das questões sociais. Para tais considerações, o apoio teórico vale-se de Antonio Candido (1989, 2013), Luís Bueno (2015), João Luiz Lafetá (2000) e Thelma Guedes (2003). Na última parte da dissertação, intitulada “Breve histórico da exploração das mulheres”, encontram-se as análises das personagens, empregando-se, para o desenvolvimento desse componente, os estudos de gênero, etnia e classe, com o objetivo de demonstrar quão árduo foi o caminho das mulheres até as conquistas que hoje contemplam-nas na sociedade brasileira. Nesse capítulo, as principais teóricas utilizadas são Margareth Rago (1985; 2004; 2008), Silvia Federici (2017, 2019), Heleieth Saffioti (1976), Gerda Lerner (2019); Florestan Fernandes (2013) e Sueli Carneiro (2011).
Abstract: This dissertation focuses on the analysis of the characters Otávia, Rosinha Lituana, Eleonora and Corina, prominent figures in the novel Parque Industrial by (Pagu) Patrícia Galvão, under the pseudonym Mara Lobo. The novel, set in the neighborhood of Brás in the city of São Paulo, tells, from different and diffuse points and points of view, what the life of proletarian women was like in the 1930s in that city, a landmark of capitalist development. The work presents a strong foundation in the author's experiences, who went from the bourgeoisie to the proletariat in a short political journey within the Brazilian Communist Party. Based on these findings, the work presents a literary and historical-social analysis that investigates the characters as social representations of women on the margins of society and seeks to understand their development in the novel. The methodology consists of bibliographic research and critical comparisons supported by sources that explore the socio-cultural theme of the 1930s. The first part of the work was mainly based on the biography written and organized by Augusto de Campos (2014) and the autobiography by Patrícia Galvão organized by Geraldo Ferraz (2005) for its constitution and points out the significant occurrences of the author's life until 1933, seeking to highlight the facts that corroborate the idea that the Industrial Park was based on Pagu's experiences. The second part sought to demonstrate that the novel Parque Industrial cannot simply be considered a pamphlet when, for its creation, literary innovations of an aesthetic nature were used, taking the quality of the work beyond social issues. In the theoretical component used, the authors Antonio Candido (1989;2013), Luís Bueno (2015) and João Luiz Lafetá (2000), and Thelma Guedes (2003) are highlighted. The last part of the dissertation analyzes the characters. For the development of this component, we were used to demonstrating how arduous the path of women to the achievements that today contemplate Brazilian society studies of gender, ethnicity, and class. The main theories used were by Margareth Rago (1985; 2004; 2008), Silvia Federici (2017, 2019), Heleieth Saffioti (1976), Gerda Lerner (2019); Florestan Fernandes (2013), and Sueli Carneiro (2011), in addition to many other authors who were relevant to the research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30707
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