Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30669
Título: Polimerização por condensação em escala industrial: deslocamento de equilíbrio em reator batelada
Título(s) alternativo(s): Polimerization by condensation in industrial scale: equilibrium shift in batch reactor
Autor(es): Schlusaz, Larissa
Orientador(es): Fernandes, Luciano
Palavras-chave: Polímeros
Vácuo
Equilíbrio químico
Polimerização
Polymers
Vacuum
Chemical equilibrium
Polymerization
Data do documento: 11-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SCHLUSAZ, Larissa. Polimerização por condensação em escala industrial: deslocamento de equilíbrio em reator batelada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: A fabricação de polímeros por policondensação, em escala industrial, muitas vezes requer longos tempos de processo demandando a aplicação de técnicas que tornem a reação mais rápida. Um dos procedimentos adotados industrialmente para a redução do tempo de processo, em reações de polimerização por condensação, é a aplicação de vácuo a partir do momento em que a reação se torna lenta. A aplicação de vácuo promove a retirada de moléculas de água da reação, que são formadas como subproduto do processo de policondensação, dessa forma o equilíbrio da reação é deslocado no sentido da formação dos produtos. A seguinte pesquisa terá por objetivo buscar correlação entre redução de tempo de processo e melhoria do vácuo aplicado através da análise da redução do índice de acidez da reação em relação ao tempo, após a aplicação de vácuo, em lotes anteriores e posteriores a troca de uma bomba de vácuo de simples estágio por uma bomba duplo estágio em um reator batelada.
Abstract: On an industrial scale, polymers manufactured by polycondensation often requires long process times, demanding the application of techniques that make the reaction faster. One of the procedures adopted industrially to reduce processing time in polymerization by condensation reactions is the application of vacuum from the moment the reaction becomes slow. The application of vacuum removes water molecules from the reaction, which are formed as a by-product of polycondensation process, thus the reaction equilibrium is shifted towards the formation of products. The following research will purpose to seek a correlation between process time reduction and vacuum improvement applied through the analysis of reduction in the acidity of the reaction in relation to time, after the vacuum application, in batches before and after the replacement of a single-stage vacuum pump by a double-stage pump in a batch reactor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30669
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
polimerizacaoescalaindustrialbatelada.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons