Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30666
Título: Entre o físico e o virtual: a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no livro didático de química
Título(s) alternativo(s): Between the physical and the virtual: the insertion of digital information and communication technologies in the chemistry textbook
Autor(es): Ferreira, Thiago Vinicius
Orientador(es): Flores, Éder Lisandro de Moraes
Palavras-chave: Livros didáticos
Sistemas de telefonia celular
Aplicativos móveis
Estratégias de aprendizagem
Textbooks
Cell phone systems
Mobile apps
Learning strategies
Data do documento: 17-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERREIRA, Thiago Vinicius. Entre o físico e o virtual: a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no livro didático de química. 2021. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
Resumo: Os avanços tecnológicos modificam os papéis de ensinar e aprender na sociedade da informação e comunicação. Impõem mudanças e exigem a aquisição de novos hábitos e ritmos nos processos de ensino e aprendizagem. Os estudantes que compõem o cenário escolar passam a ser reconhecidos como nativos digitais e manuseiam com primazia os recursos tecnológicos deste século. Neste contexto, são os dispositivos móveis, smartphones, tablets e gadgets vestíveis que ocupam o espaço escolar por intermédio do nativo digital, seu uso tem potencial pedagógico, mas sem planejamento e planificação é direcionado a usabilidades muitas vezes pessoais ao invés de pedagógicas. Do outro lado encontramos o livro didático, material físico produzido em papel e que reúne uma longa e farta revisão bibliográfica. Sua estrutura data aos primórdios da civilização humana, mudando apenas o objeto de estudo. Enquanto os nativos digitais cada vez mais se associam aos recursos tecnológicos, há um crescente e rápido desinteresse pelo uso dos livros didáticos. A falta de inovação, reinvenção e o desafio de englobar e se associar as novas tecnologias móveis levam os livros didáticos diariamente a um caminho de obsolescência. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo compreender a forma como as novas tecnologias digitais de informação e comunicação são inseridas e promovidas no âmbito dos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático de 2018 e distribuídas às escolas públicas em nível nacional. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada sobre seis livros didáticos de Química da 1° série do ensino médio, cada livro teve seu capítulo dedicado ao estudo da tabela periódica dos elementos químicos avaliados pela análise de conteúdo. Por meio dos instrumentos metodológicos, foi possível verificar que a inserção e promoção de recursos que utilizem os dispositivos móveis no âmbito do livro didático é praticamente inexistente, limitando-se a utilização de links ou indicação de alguns sites com simuladores em escassas seções ou em uma lista nas últimas páginas do livro. Assim, o produto educacional fruto desta pesquisa, trata-se de um manual educacional que reúne diversas propostas de aplicativos de categorias diversificadas e que podem enriquecer o conteúdo avaliado nos livros didáticos de Química, não com o objetivo de substituí-los, mas sim de potencializá-los.
Abstract: Technological advances change the roles of teaching and learning in the information and communication society. They impose changes and demand the acquisition of new habits and rhythms in the teaching and learning processes. Students who make up the school scene are recognized as digital natives and primarily handle the technological resources of this century. In this context, mobile devices such as smartphones, tablets and wearable gadgets occupy the school space through the digital native, their use has pedagogical potential, but without planning it is directed to usability’s that are often personal rather than pedagogical. On the other side we find the textbook, physical material produced on paper, and which brings together a long and extensive bibliographical review. Its structure dates back to the beginnings of human civilization, changing only the object of study. While digital natives are increasingly associated with technological resources, there is a growing and rapid disinterest in the use of physical textbooks. The lack of innovation, reinvention and the challenge of embracing and being associated with new mobile technologies lead textbooks daily to a path of obsolescence. In this sense, this research aimed to understand how new digital information and communication technologies are inserted and promoted within the scope of Chemistry textbooks approved by the 2018 National Book and Didactic Material Program and distributed to public schools nationwide. The qualitative research was carried out on six Chemistry textbooks from the 1st grade of high school, each book had its chapter dedicated to the study of the periodic table of chemical elements evaluated through content analysis. Through the methodological instruments, it was possible to verify that the insertion and promotion of resources that use mobile devices in the context of the textbooks is practically non-existent, limiting the use of links or indication of some sites with simulators in few sections or in a list in the last pages of the book. Therefore, the educational product resulting from this research is an educational manual that brings together several application proposals from different categories and that can enrich the content evaluated in Chemistry textbooks, not with the objective of replacing them, but to potentiate them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30666
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologialivrodidaticoquimica.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tecnologialivrodidaticoquimica_produto.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons