Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30660
Título: Comparativo de eficiência entre métodos de pós tratamento para o efluente de uma estação de tratamento de efluentes de uma indústria automobilística
Título(s) alternativo(s): Efficiency comparison between posttreatment methods for efluente from an efluente treatment station in an automotive industry
Autor(es): Possamai, Luiz Antonio
Orientador(es): Freire, Flavio Bentes
Palavras-chave: Águas residuais - Purificação
Águas residuais - Purificação - Floculação
Indústria automobilística - Eliminação de resíduos
Sewage - Purification
Sewage - Purification - Flocculation
Automobile industry and trade - Waste disposal
Data do documento: 16-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: POSSAMAI, Luiz Antonio. Comparativo de eficiência entre métodos de pós tratamento para o efluente de uma estação de tratamento de efluentes de uma indústria automobilística. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A preocupação ambiental envolvendo o descarte irregular de efluentes tem crescido gradativamente ao longo dos últimos anos, uma vez que as consequências desse descarte irregular se mostram catastróficas sobre o ecossistema hídrico, podendo afetar fatalmente até mesmo seres humanos. Com o intuito minimizar esse descarte irregular, diversas regulamentações estão sendo revisadas, e para que Estações de Tratamento de efluentes já existentes possam atender às outorgas revisadas, ajustes se fazem necessários nesses locais, dentre os quais pode estar inclusive a implementação de uma nova etapa no processo de tratamento. Desses processos, destacam-se a Eletrocoagulação e o Processo Fenton. Para comparar a eficiência de remoção de matéria orgânica carbonácea em termos de DQO entre os processos mencionados, o efluente foi coletado em uma indústria automobilística na região metropolitana de Curitiba, caracterizado e posteriormente foram ensaiadas 3 amostras em batelada para cada processo. O tratamento Fenton foi realizado tendo como reagentes o peróxido de hidrogênio e o sulfato de ferro, nas quantidades de 15 g.L-1 e 1 g.L-1. Para a Eletrocoagulação, foram realizados ensaios com eletrodos de alumínio e ferro, sob tensão constante de 12V. Os processos tiveram tempo de reação de 1 hora e foram realizados sob agitação constante. Após ensaios, a DQO foi lida para descobrir as respectivas taxas de remoção de cada tratamento. Após análise verificou-se que, para o efluente analisado, as eficiências de remoção de DQO foram de 54, 48 e 53% para os tratamentos Fenton, Eletrocoagulação com eletrodos de alumínio e Eletrocoagulação com eletrodos de ferro, respectivamente, em relação ao efluente bruto, cuja DQO era de 49,8 mg.L-1. Em conclusão, descobriu-se que ambos processos possuem eficiência semelhante, de modo que se faz necessária a análise de outros fatores não contemplados neste trabalho para a escolha do tratamento a ser implementado, como custo de implementação e operação.
Abstract: The ambiental concern around the irregular discard of effluents has grown gradually over the last few years, since the consequence of this irregular discard are catastrophic to several spheres of a hydric ecosystem, and can even fatally affect human beings. With the intent of minimize this irregular disposal, several regulations are being revised, and for the already existent Effluent Treatment Stations attend the revised grants, adjusts are necessary on these places, among which may even be the implementation of new stages in the treatment process. Of these processes, the Electrocoagulation and Process Fenton stand out. To compare the efficiency of carbonaceous organic matter removal in terms of COD between the mentioned processes, the effluent was collected in an automobile industry in the metropolitan region of Curitiba, characterized and subsequently tested 3 batch samples for each process. The Fenton treatment was carried out using hydrogen peroxide and iron sulphate as reagents, in quantities of 15 g.L-1 and 1 g.L-1. For Electrocoagulation, tests were carried out with aluminum and iron electrodes, under constant voltage of 12V. The processes had a reaction time of 1 hour and were carried out under constant agitation. After trials, the COD was read to find out the respective removal rates for each treatment. After analysis, it was found that, for the analyzed effluent, the COD removal efficiencies were 54, 48 and 53% for the Fenton, Electrocoagulation with aluminum electrodes and Electrocoagulation with iron electrodes treatments, respectively, in relation to the raw effluent, whose COD was 49.8 mg.L-1. In conclusion, both processes have similar efficiency, só that is necessary to analyze other factors that were not contemplated on this study to select a treatment to be implemented, like cost of implementation and operation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30660
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tratamentoefluenteindustriaautomobilistica.pdf894,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons