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Título: Educação, tecnologia e organização do trabalho docente: o ensino remoto no contexto da pandemia de Covid-19
Título(s) alternativo(s): Education, technology and organization of teaching work: remote teaching in the context of the Covid-19 pandemic
Autor(es): Pilonetto, Ivânia Almeida
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Educação
Professores
Ensino via Web
COVID-19 (doença)
Education
Teachers
Web-based instruction
COVID-19 (Disease)
Data do documento: 1-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PILONETTO, Ivânia Almeida. Educação, tecnologia e organização do trabalho docente: o ensino remoto no contexto da pandemia de Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Esta pesquisa busca contextualizar o trabalho dos professores e as transformações ocorridas neste campo de atuação durante a Pandemia da Covid19, tendo como campo de pesquisa os professores do quadro próprio do magistério do Paraná e que atuam no Colégio Estadual Alto da Glória de Palmas PR. Inicialmente começa-se por traçar uma panorâmica da pandemia da Covid 19 e seus impactos no âmbito da educação, apresentando a organização do trabalho docente e seus desdobramentos durante o Ensino Remoto no Estado do Paraná, aborda os desafios no contexto pandêmico ao que se refere a estrutura, condições de trabalho docente e a sua relação com a tecnologia digital bem como os processos de controle advindo das ferramentas de gestão que impactaram na carreira dos docente. Diante deste cenário o objetivo geral buscou-se analisar como a organização do trabalho docente se estabeleceu a partir do ensino remoto no Estado do Paraná e quais as repercussões para a prática docente no contexto da pandemia da COVID19. Nos objetivos específicos buscamos: 1) Caracterizar diretrizes institucionais estabelecidas para a sistematização do trabalho docente, no âmbito do ensino remoto no contexto do Estado do Paraná na pandemia da Covid19. 2)Identificar condições de trabalho vivenciadas pelos professores no âmbito do ensino remoto.3) Analisar e compreender as transformações vivenciadas em suas práticas docentes a partir do ensino remoto e da organização do trabalho estabelecida. O referencial teórico pauta-se na discussão sobre o trabalho docente, educação e tecnologia utilizando para investigação a pesquisa qualitativa, documental, com uso da técnica do grupo focal, mediante entrevistas semi-estruturadas com questões em aberto, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido áudio visual dos entrevistados, através do parecer 5.236.717. Os sujeitos da pesquisa são os professores que fazem parte do Quadro Próprio do Magistério do Paraná que atuam no Colégio Estadual Alto da Glória de Palmas – Paraná. A interpretação do material coletado seguiu direcionamentos da “análise de conteúdo”. Os entrevistados consideraram os desafios e avanços obtidos no trabalho durante a pandemia e demonstram as dificuldades enfrentadas com o retorno das aulas presenciais, bem como a mudança ocorrida no exercício de seu trabalho e na profissão com as possibilidades advindas da tecnologia através das políticas da educação. A conclusão permeia da necessidade de uma política de valorização do trabalho docente na contemporaneidade reafirmando a identidade deste profissional na sociedade. Neste sentido, futuras investigações podem analisar o processo de redimensionamento que causa crises na carreira dos professores na contemporaneidade bem como o impacto destas mudanças na saúde dos docentes.
Abstract: This research seeks to contextualize the work of teachers and the transformations that occurred in this field of action during the Covid19 Pandemic, having as a field of research the teachers of the teaching staff of Paraná and who work at the Colégio Estadual Alto da Glória de PalmasPR Initially, it begins by tracing an overview of the Covid 19 pandemic and its impacts on education, presenting the organization of teaching work and its consequences during Remote Teaching in the State of Paraná, addressing the challenges in the pandemic context with regard to structure, teaching working conditions and their relationship with digital technology as well as the control processes arising from the management tools that impacted the teaching career. from remote teaching in the State of Paraná and what are the repercussions for teaching practice in the context of the COVID19 pandemic. In the specific objectives, we seek to: 1) Characterize institutional guidelines established for the systematization of teaching work, within the scope of remote teaching in the context of the State of Paraná in the Covid19 pandemic. 2) Identify working conditions experienced by teachers in the context of remote teaching. 3) Analyze and understand the changes experienced in their teaching practices from remote teaching and the established work organization. The theoretical framework is based on the discussion about teaching work, education and technology, using qualitative, documentary research for investigation, using the focus group technique, through semistructured interviews with open questions, initiated after prior approval by the Ethics Committee in Research and audio visual informed consent of respondents, through opinion 5,236,717. The subjects of the research are the teachers who are part of the Teaching Staff of Paraná who work at the Colégio Estadual Alto da Glória de Palmas Paraná. The interpretation of the collected material followed the directions of “content analysis”. Respondents considered the challenges and advances made at work during the pandemic and demonstrate the difficulties faced with the return to facetoface classes, as well as the change that has taken place in the exercise of their work and in the profession with the possibilities arising from technology through education policies. The conclusion permeates the need for a policy to value teaching work in contemporary times, reaffirming the identity of this professional in society. In this sense, future investigations can analyze the process of resizing that causes crises in the career of teachers in contemporary times as well as the impact of these changes on the health of teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30602
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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