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dc.creatorAlves, Isabella Fernanda Souza-
dc.date.accessioned2023-02-09T21:13:41Z-
dc.date.available2023-02-09T21:13:41Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationALVES, Isabella Fernanda Souza. Discursos de gestoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a gestão democrática no cotidiano escolar. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30547-
dc.descriptionAcompanha: A gestão democrática em questão: encontros com diretoras dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThe studies that outlined this investigation aim to inquire about democratic management and the role of the manager in education. Democratic management is a constitutional principle that must be observed. Democratic management is understood as the participation of the entire school community in decision-making, that is, its full participation in the school. The objective of democratic management is to create quality and universal education possibilities for all. For this, the school manager must assume his functions so that the democratic management is effective in the school routine. In this research, the theoretical framework was supported by authors such as Paro (2016), Lück (2009), Cury (2002), Orlandi (2009), as the main authors. It was necessary to count with the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, Law n.º 9394/96 of Guidelines and Bases of the National Education for the understanding of the democratic management before its legal framework. This investigation has a qualitative approach, as it seeks to understand the discourses of leaders on democratic management. For data collection, data were collected through initial semi-structured interviews, a set of thematic meetings mediated by technologies and another final semi-structured interview. For the analysis of the collected speeches, it was based on the discourse analysis of Orlandi (2009). The technological educational process entitled “The Democratic Management in question: meetings with directors of the Early Years of Elementary Education”, was characterized as a continuing education, which aimed to enable managers to understand democratic management. Then, weekly thematic meetings were held with the directors to discuss democratic management and its forms of effectiveness. As a result, this research reached all the proposed objectives, being possible to corroborate or refute the hypotheses considered. Thus, the contribution of this research to the participants was to present concepts about democratic management and its effectiveness. This research also wants to contribute to all educators, students who want to understand democratic management and the school director.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectDemocracia e educaçãopt_BR
dc.subjectDiretores escolarespt_BR
dc.subjectDiscursos, alocuções, etc.pt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectSchool management and organizationpt_BR
dc.subjectDemocracy and educationpt_BR
dc.subjectSchool principalspt_BR
dc.subjectSpeeches, adresses, etcpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.titleDiscursos de gestoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a gestão democrática no cotidiano escolarpt_BR
dc.title.alternativeDiscourses of managers in the early years of elementary education on democratic management in every school dayspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs estudos que delinearam essa investigação têm como finalidade indagar sobre a gestão democrática e o papel do gestor na educação. A gestão democrática é um princípio constitucional e que deve ser cumprido. Compreende-se sobre gestão democrática a participação de toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões, ou seja, a sua participação integral na escola. O objetivo da gestão democrática é criar possibilidades de ter uma educação de qualidade e universal para todos. Para isso, o gestor escolar tem que se incumbir-se de suas funções para que a gestão democrática seja efetiva no cotidiano escolar. Nesta pesquisa o referencial teórico foi argumentado em autores comoParo (2016), Lück (2009), Cury (2002), Orlandi (2009), como principais autores. Foi necessário respaldar-se na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei n.º 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a compreensão da gestão democrática perante seu marco legal. Esta investigação tem como abordagem qualitativa, pois busca compreender os discursos das diretoras sobre a gestão democrática. Para a coleta de dados,realizou-se dados mediante entrevistas semiestruturada inicial, um conjunto de encontros temáticos mediado por tecnologias e outra entrevista semiestruturada final. Para a análise dos discursos coletados baseou-se na análise do discurso de Orlandi (2009). O processo educativo tecnológico intitulado “A Gestão Democrática em questão: encontros com diretoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” caracterizado como uma formação continuada, que teve como objetivo capacitar gestoras para a compreensão da gestão democrática. Realizaram-se, então, encontros temáticos com diretoras semanalmente para a discussão da gestão democrática e suas formas de efetivação. Como resultado esta pesquisa alcançou todos os objetivos propostos, sendo possível sustentar ou refutar as hipóteses consideradas. Assim, a contribuição desta pesquisa para os participantes foi apresentar conceitos sobre a gestão democrática e a sua efetivação. Esta pesquisa também quer contribuir com todos os educadores, estudantes que queiram compreender a gestão democrática e o diretor escolar.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5409-5952pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5778812631668349pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee2Casa Grande Junior, Dirceu-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4791-3005pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595281823269320pt_BR
dc.contributor.referee3Prais, Jacqueline Lidiane de Souza-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3658-7021pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351398531043105pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Jair de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902pt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, Luiz Antonio de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-1331-6800pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9363911334561930pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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