Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Selaine Aparecida da-
dc.date.accessioned2023-02-08T21:21:16Z-
dc.date.available2023-02-08T21:21:16Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Selaine Aparecida da. Guia didático para professores: práticas de ensino para projetos empresariais e modelagens de negócios. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30544-
dc.descriptionAcompanha: Guia didático para professores: práticas de ensino para projetos empresariais e modelagens de negóciospt_BR
dc.description.abstractTeaching with practical experience proposals can provide students with a collaborative school environment to cultivate and stimulate creativity, problem solving, decision making and entrepreneurial skills. In this context, this research seeks to contribute to the teaching and learning process of business projects and business modeling, through the evaluation of the application of a didactic guide for the discipline of Project Preparation and Analysis, in a professional technical course. As methodological paths, a qualitative approach was chosen, with an element of action research, through a pedagogical intervention developed with fourteen graduates and two teachers from a vocational college in the north of Paraná. The research was carried out with the application of practical activities and a final evaluative questionnaire of the educational product, with open and closed questions in order to analyze the participants' perceptions in relation to the pedagogical activities, from the Scrum and Canvas methodologies that are the core of this didactic guide. The results were analyzed and allowed the elaboration of the educational product of this research. As a main contribution, there is an instrument to support the discipline's professors, with practical content for teaching business project development and business modeling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectNegócios - Planejamentopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectBusiness - Planningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleGuia didático para professores: práticas de ensino para projetos empresariais e modelagens de negóciospt_BR
dc.title.alternativeTeaching guide for teachers: teaching practices for business projects and business modelspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino com propostas de experiências práticas pode proporcionar aos alunos um ambiente escolar colaborativo para cultivar e estimular a criatividade, habilidades de resolução de problemas, de tomada de decisão e empreendedoras. Neste contexto, esta pesquisa busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de projetos empresariais e modelagens de negócios, por meio da avaliação da aplicação de um guia didático para a disciplina de Elaboração e Análise de Projetos, em um curso técnico profissional. Como caminhos metodológicos, optou se pela abordagem qualitativa, com elemento da pesquisa ação, por meio de intervenção pedagógica desenvolvida com quatorze egressos e duas professoras de um colégio profissionalizante do norte do Paraná. A pesquisa foi concretizada com a aplicação de atividades práticas e um questionário final avaliativo do produto educacional, com questões abertas e fechadas a fim de analisar as percepções dos participantes em relação às atividades pedagógicas, a partir das metodologias Scrum e Canvas que são o cerne deste guia didático. Os resultados foram analisados e permitiu a elaboração do produto educacional dessa pesquisa. Como principal contribuição, tem se um instrumento de apoio aos docentes da disciplina, com conteúdos práticos para o ensino de desenvolvimento de projetos empresariais e modelagem de negócios.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6633-6058pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3173663940894403pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jair de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902pt_BR
dc.contributor.referee1Salvador, André Luís-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2002-9065pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3410584647831844pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6246-1246pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Jair de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
guiadidaticoprofessores.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
guiadidaticoprofessores_produto.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons