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Título: Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica
Título(s) alternativo(s): Gamification as a learning tool in electronic engineering
Autor(es): Franciscatto, Eduardo Pariz
Orientador(es): Cunha, Marcio Rodrigues da
Palavras-chave: Jogos educativos
Aprendizagem ativa
Engenharia - Estudo e ensino
Unity (Recurso eletrônico)
Educational games
Active learning
Engineering - Study and teaching
Data do documento: 1-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: FRANCISCATTO, Eduardo Pariz. Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: A gamificação já vem sendo usada de forma abrangente no ensino. Através de metodologias ativas de aprendizagem, o uso de ferramentas tecnológicas se tornou um fator significativo na vida do estudante, já que o mesmo vivencia e aplica tais conceitos em seu dia a dia. Partindo desta ótica, este trabalho tem como objetivo geral analisar os motores de jogos (Game Engines) como ferramenta de aprendizagem em um curso Engenharia Eletrônica, através de revisão bibliográfica e estudo de caso, em colaboração com o uso da plataforma Unity (um motor de jogo) para aplicação prática de fundamentos aprendidos nas disciplinas de engenharia, visando a gamificação como ferramenta de estudo e ensino, promovendo a práxis de maneira ativa e real. O motor de jogo Unity se mostrou utilizável como ferramenta de ensino devido a contextualização de conceitos da engenharia eletrônica aplicados no ambiente simulado.
Abstract: Gamification has already been used extensively in education. Through active learning methodologies, the use of technological tools has become a significant factor in the student's life, as he experiences and applies such concepts in his daily life. From this perspective, this work, study has the general objective of analyzing the game engines (Game Engines) as a learning tool in an Electronic Engineering course, through bibliographic review and case study, in collaboration with the use of the Unity platform (a game) for the practical application of fundamentals learned in engineering disciplines, aiming at gamification as a study and a teaching tool, promoting praxis in an active and real way. The Unity as a game engine proved to be usable as a teaching tool due to the contextualization of electronic engineering concepts applied in the simulated environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30491
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