Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchallenberger, Andréia-
dc.date.accessioned2018-03-27T13:43:25Z-
dc.date.available2018-03-27T13:43:25Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationSCHALLENBERGER, Andréia. Um estudo da aplicação prática das grandezas de área e de volume e suas relações de proporção, aplicadas ao cotidiano do aluno. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3040-
dc.description.abstractThis research had as its theme the ideas suggested by the Trends in Mathematics Education and its applicability, highlighting the Ethnomathematics with its relations of the importance of the contextualization of the content and the Proportional Thinking that describes the way to think mathematically the daily relations, thus allowing a methodological support for the teaching of Area and Volume, through a practical activity. Through the bibliographic study, it was possible to verify a better understanding of these ideas and the relation of these with examples involving Mathematics and also Biology. We searched for information through a qualitative research in a second-year high school class at a public school, where the researcher is a teacher of Mathematics in the class. It was sought to know the students' previous knowledge about the content of Area and Volume and if they could apply them in an everyday situation. The questionnaire pointed out some important data about the difficulty of students in extending to a practical situation the elements involved in the content of Geometry. The proposal presented in this research reflects on an alternative for the teaching of the greatnesses that involves the content chosen, from the re-reading of a film, showing that methodology is not a form to be copied, but something that can be developed, from necessary fundamentals, improving pedagogical practice with certainty.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleUm estudo da aplicação prática das grandezas de área e de volume e suas relações de proporção, aplicadas ao cotidiano do alunopt_BR
dc.title.alternativeA study of the practical application of Area and Volume quantities and their proportion ratios, applied to the student's daily lifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como temática as idéias sugeridas pelas Tendências em Educação Matemática e suas aplicabilidades, destacando-se a Etnomatemática com suas relações da importância da contextualização do conteúdo e o Pensamento Proporcional que descreve o modo de se pensar matematicamente as relações cotidianas, possibilitando assim um suporte metodológico para o ensino de Área e de Volume, por meio de uma atividade prática. Pelo estudo bibliográfico, foi possível verificar um melhor entendimento dessas idéias e a relação dessas com exemplos que envolvem a Matemática e também a Biologia. Buscaram-se informações, por meio de pesquisa qualitativa numa turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública, em que a pesquisadora é professora de Matemática da turma. Buscou-se saber qual o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo de Área e de Volume e se eles conseguiriam aplicá-los em uma situação do cotidiano. O questionário apontou alguns dados importantes sobre a dificuldade dos alunos em estender para uma situação prática os elementos envolvidos no conteúdo de Geometria. A proposta apresentada nessa pesquisa faz reflexão sobre uma alternativa para o ensino das grandezas que envolvem o conteúdo escolhido, a partir da releitura de um filme, mostrando que metodologia não é uma forma a ser copiada, mas algo que pode ser desenvolvido, a partir de fundamentações necessárias, aperfeiçoando com segurança a prática pedagógica.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495319487622551pt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2186997793739794pt_BR
dc.contributor.referee1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee2Pedroso, André Pereira-
dc.contributor.referee3Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Schallenberger, Andreia_2017.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.