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dc.creatorBittencourt, Larissa Soares-
dc.date.accessioned2023-01-20T17:18:39Z-
dc.date.available2023-01-20T17:18:39Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Larissa Soares. Cello: desenvolvimento e aplicabilidade do jogo para o ensino da bioquímica. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30397-
dc.description.abstractTeaching Biochemistry has always been a challenge in the final stages of high school. The difficulty in learning may be associated with the difficulty of abstraction required in addition to the assimilation of interdisciplinary contents of biology and chemistry that mainly explain the metabolic pathways. With regard to abstraction, it was possible to identify, from the analysis of articles, an advance in the use and application of technological tools aimed at the teaching of Biochemistry, which seek to assist in the visualization of metabolic pathways and the application of various languages that aim to assist in the understanding of the content. Regarding the issue related to the metabolic pathway that uses carbohydrates in the production of ATP, called cellular respiration, it was noticed that the existing technological tools (applications and games, for example) did not contemplate some topics such as a glossary and self-assessment, necessary to assist in the teaching-learning process. This research aimed to act on a better understanding of cellular respiration through the development of an educational digital game entitled “Cello”, aimed at learning the first metabolic pathway of carbohydrates, called glycolysis. The digital game was developed in ten phases, corresponding to the stages of glycolysis. The technological tool is presented in the form of a Role Playing Game (RPG) and has a central character (Kondri) and some No Playable Characters (NPCs) such as Golgi, Lise and Ribo, representing the Golgi Complex, the lysosome and the ribosome. In order to understand in which moment of the teaching process the digital game would have the possibility of being inserted, the proposal of the three pedagogical moments was analyzed. It was identified that Cello digital game can be applied during the second moment, characterized by the organization of knowledge. Also as a result of this research, it was possible to observe some of the existing gaps in the teaching of biochemistry, such as the lack of interdisciplinarity between biology and chemistry and the need to strengthen teacher training for the teaching of Biochemistry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBioquímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAdenosina trifosfatopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectBiochemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAdenosine triphosphatept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleCello: desenvolvimento e aplicabilidade do jogo para o ensino da bioquímicapt_BR
dc.title.alternativeCello: development and applicability of the game for the teaching of biochemistrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de Bioquímica sempre foi um desafio nas etapas finais do ensino médio. A dificuldade no aprendizado talvez esteja associado com a dificuldade de abstração exigido além da assimilação de conteúdos interdisciplinares da biologia e da química que explicam, principalmente, as vias metabólicas. No que se refere à abstração foi possível identificar, a partir da análise de artigos, um avanço no uso e aplicação das ferramentas tecnológicas voltadas ao ensino da Bioquímica, que buscam auxiliar na visualização das vias metabólicas e aplicação de diversas linguagens que pretendem auxiliar na compreensão do conteúdo. A respeito do tema relacionado à via metabólica que utiliza carboidratos na produção de ATP, chamada de respiração celular, percebeu-se que as ferramentas tecnológicas existentes (aplicativos e jogos, por exemplo) não contemplavam alguns tópicos como glossário e autoavaliação, necessários para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa teve a finalidade de atuar na melhor compreensão da respiração celular por meio do desenvolvimento de um jogo digital educacional intitulado “Cello”, visando à aprendizagem da primeira via metabólica dos carboidratos, denominada glicólise. O jogo digital foi desenvolvido em dez fases, correspondente às etapas da glicólise. A ferramenta tecnológica é apresentada na forma de Role Playing Game (RPG) e conta com um personagem central (Kondri) e alguns No Playable Characters (NPCs) como Golgi, Lise e Ribo, representando o Complexo de Golgi, o lisossomo e o ribossomo. A fim de compreender em qual momento do processo de ensino o jogo digital teria a possibilidade de ser inserido, foi analisada a proposta dos três momentos pedagógicos. Foi identificado que jogo digital Cello pode ser aplicado durante o segundo momento, caracterizado pela organização do conhecimento. Ainda como resultado desta pesquisa, foi possível observar algumas das lacunas existentes no ensino de bioquímica, como a falta de interdisciplinaridade entre biologia e química e a necessidade de fortalecer a formação docente para o ensino da Bioquímica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8182-4623pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8920140443301997pt_BR
dc.contributor.advisor1Kaick, Tamara Simone van-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2959-5223pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3855-6325pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570655101776699pt_BR
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee3Kaick, Tamara Simone van-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2959-5223pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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