Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHeberle, Carolina-
dc.date.accessioned2022-12-12T16:57:30Z-
dc.date.available2022-12-12T16:57:30Z-
dc.date.issued2022-08-20-
dc.identifier.citationHeberle, Carolina. Ensino emergencial paranaense: estruturas celulares nas aulas de ciências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30289-
dc.description.abstractWithin national emergency state in 2020, due to the COVID-19 pandemic, Paraná State government implemented Emergency Remote Teaching on its whole regular educational system, in order to contain virus spreadind. Therefore, the state Secretary of Education started to delivery recorded class to all students on its territory throught an mobile application called “Aula Paraná” (Paraná Class). That been known, the present work aimed to analyze both text and image content on the particular topic “Cell Structure” on the material addressed to 2020’s 6th and 7th grades of brazilian Elementary School system. On the analysis, official documents were considered, such as educational national common base curriculum and Paraná State curriculum. According to reffered documents, teaching and learnin process should be put to students routine and social aspects, as well as historic, cultural, interdisciplinar and so on. In this way, working on some analysis categories were evaluated wether they have been considered or not on class. This study evidenced that the topic “Cell Structure” presented on 6th grade did not approached all the structures the topic proposes. About the analysis categories, has been verified all classes included social and everyday contexts, knowledge objects, problematization and evaluation, being these last two approached continuously. On the other hand, interdisciplinary and experimental contexts were not considered at all. Some general contextualization could be noticed on the material, but it did not considered students reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectIsolamento domésticopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAudio-visual educationpt_BR
dc.subjectHikikomoript_BR
dc.titleEnsino emergencial paranaense: estruturas celulares nas aulas de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeEmergency remote teaching in Paraná state: analisis of cell structure topic on science classespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom a declaração do estado de emergência nacional no ano de 2020, devido a pandemia do coronavírus (COVID-19), uma das medidas adotadas pelo governo do estado do Paraná, a fim de controlar a disseminação do vírus, foi aderir ao ensino remoto emergencial. Nesse sistema implantado, a Secretaria de Educação passou a oferecer aulas gravadas aos estudantes de todas as escolas do Estado por meio do aplicativo Aula Paraná. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou examinar o conteúdo textual e imagético relacionado ao conteúdo curricular Estruturas Celulares nos materiais disponibilizados no Aula Paraná (videoaula e slides) do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, relacionado ao ano de 2020. A análise levou em consideração os documentos oficiais do Governo Federal e do Governo Estadual, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo da Rede Estadual Paranaense(Crep), respectivamente. De acordo com esses documentos, o processo de ensino e aprendizagem deve estar atrelado aos aspectos cotidiano e social do educando, além do histórico, cultural, experimental, interdisciplinar, entre outros. Sendo assim, algumas categorias de análise de conteúdo foram selecionadas para serem analisadas, quanto à sua utilização ou não nas aulas. Evidenciou-se que o conteúdo Estruturas Celulares do 6º ano trouxe uma abordagem superficial, por não contemplar o estudo de todas as estruturas celulares. Quanto às categorias de análise, verificou-se que em todas as aulas analisadas estão presentes a contextualização cotidiana e social, os objetos do conhecimento, a problematização e avaliação. A problematização e avaliação ocorreram de forma contínua, enquanto que a contextualização interdisciplinar não foi abordada. Apesar de estar presente na aula, a contextualização desconsidera a realidade do alunopt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.contributor.advisor1Fujii, Rosangela Araujo Xavier-
dc.contributor.referee1Fujii, Rosangela Araujo Xavier-
dc.contributor.referee2Novak, Fabiana Buhrer-
dc.contributor.referee3Souza, Daniel Henrique Mendes de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoemergencialparanaensemembranascelulares.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons