Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30283
Título: | Avaliação do plano de mobilidade urbana de Cascavel |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the urban mobility plan of Cascavel |
Autor(es): | Paz, Thiago Antunes Ribeiro da |
Orientador(es): | Feiber, Fúlvio Natercio |
Palavras-chave: | Transporte urbano Planejamento urbano Política pública Urban transportation City planning Public policy |
Data do documento: | 3-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | PAZ, Thiago Antunes Ribeiro da. Avaliação do plano de mobilidade urbana de Cascavel. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021. |
Resumo: | A mobilidade urbana é um pilar de evolução para uma sociedade que visa o bem estar coletivo, o qual é permeado por decisões que priorizam as pessoas ante aos veículos, em especial os individuais. Nesse viés, os centros urbanos mais desenvolvidos no mundo, têm adotado políticas públicas incentivadoras do uso do transporte coletivo bem como modais que não se valem de combustíveis fósseis. Este estudo apresenta uma avaliação pormenorizada da cidade de Cascavel, mostrando como a mobilidade se desenvolveu na última década até o ano de 2021, e como os principais órgãos, que elaboram e aplicam os planos de mobilidade, buscam se estruturar para o próximo decênio. Buscou-se descrever como a tríade sociedade civil organizada/órgãos técnicos/poder público pode desenvolver um plano capaz de diminuir acidentes, trazer obras de melhorias que contemplem todos os modais e rumar para atingir metas que vão de encontro a uma mobilidade com transporte público atrativo e garantidor de acessibilidade. Por fim foram elencados pontos de evolução da cidade no fator educativo e de infraestrutura e também foram descritas as deficiências que o município ainda pode resolver. |
Abstract: | Urban mobility is a pillar of evolution for a society that aims at collective wellbeing, which is permeated by decisions that prioritize people before vehicles, especially individual ones. In this bias, the most developed urban centers in the world, have adopted public policies that encourage the use of public transportation as well as modes that do not use fossil fuels. This study presents a detailed assessment of the city of Cascavel, showing how mobility developed in the last decade until the year 2021, and how the main agencies, which elaborate and apply mobility plans, seek to structure themselves for the next decade. We sought to describe how the triad organized civil society / technical agencies / public authorities can develop a plan capable of reducing accidents, bringing improvement works that contemplate all modes and going to achieve goals that meet mobility with attractive public transport and accessibility guarantor. Finally, points of evolution of the city were listed in the educational and infrastructure factor and the deficiencies that the municipality can still solve were also described. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30283 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaomobilidadeurbanacascavel.pdf | 981,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.