Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30275
Título: Elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de reparação automotiva
Título(s) alternativo(s): Preparation of a strategic planning proposal for na automotive repair company
Autor(es): Ferreira, Yury Christian Dias
Orientador(es): Regis Junior, Oscar
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Oficinas mecânicas (Automóveis)
Automóveis - Manutenção e reparos
Strategic planning
Automobile repair shops
Automobiles - Maintenance and repair
Data do documento: 1-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERREIRA, Yury Christian Dias. Elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de reparação automotiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica ) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Como qualquer outro segmento, o mercado de reparação automotiva, tem suas particularidades, por isso, para que uma empresa se sobressaia em relação aos seus concorrentes e conquistar mais clientes, é essencial ficar atento às tendências neste setor e estar por dentro do que está acontecendo nesse segmento, no Brasil e no mundo. Para obter melhores resultados é necessário que o empresário, se organize, planeje e busque melhorar a competitividade da sua empresa, trabalhando os fatores críticos de sucesso de seu negócio. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de planejamento estratégico que irá servir de roteiro para uma empresa de reparação automotiva, utilizando desta ferramenta administrativa para melhorar a competitividade da empresa. Esta pesquisa solucionou três objetivos específicos que foram: revisar as principais metodologias de planejamento estratégico, analisar as especificidades do cenário de reparação automotiva e elaborar uma proposta de modelo de planejamento para a empresa estudada.
Abstract: As the market must be more essential to be another motivation, it has its peculiarities, for this, for a company to pay attention to trends, it is attentive to trends and in this sector, it can be more relevant to the relationship within its competitor in this segment, in the Brazil and in the world. To obtain better results, it is necessary for the entrepreneur to organize, plan and seek to improve the competitiveness of his company, working on the critical success factors of his business. For this reason, the purpose of this work was to elaborate a strategic planning proposal that will be a roadmap for the automotive supply company, using an administrative tool to improve the company's competitiveness. This strategy proposed three specific objectives that were reviewed as main strategic planning methodologies, analysis of the selfmotivation model planning and a planning proposal for a company thought of as a specific solution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30275
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
planejamentoestrategicoreparacaoautomotiva.pdf626,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons