Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30271
Título: Análise didática de situações desencadeadoras de aprendizagem de geometria
Título(s) alternativo(s): Didactical analysis of geometry learning displacement situations
Autor(es): Iacomini, Davi Lima
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino
Geometria - História
Geometria - Conhecimentos e aprendizagem
Geometry - Study and teaching
Education - Study and teaching
Geometry - History
Geometry - Knowledge and learning
Data do documento: 21-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: IACOMINI, Davi Lima. Análise didática de situações desencadeadoras de aprendizagem de geometria. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso recorre ao método de investigação da Análise Didática para identificar potencialidades e limitações de situações desencadeadoras de aprendizagem de Geometria, no contexto da Atividade Orientadora de Ensino. Para isso, foram estudadas as bases teórico-metodológicas e o movimento histórico-lógico da Geometria. Após levantamento realizado no site do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica, além do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, foram analisadas cinco situações desencadeadoras de aprendizagem, à luz da Atividade Orientadora de Ensino, quanto aos seus aspectos conceituais, cognitivos e instrucionais. Uma dessas situações foi escolhida, adaptada e desenvolvida em uma escola estadual do Paraná, cujos resultados explicitaram sua capacidade de desencadear a atividade dos estudantes, proporcionando a generalização de conceitos geométricos. Espera-se que essa pesquisa contribua para a construção de outras situações desencadeadoras de aprendizagem e para a compreensão da Atividade Orientadora de Ensino e da Análise Didática no estudo da Didática da Matemática.
Abstract: This Final Papel appeals to the Didactical Analysis investigation method to identify potentialities and restrictions of Geometry learning displacement situations, in the Teaching Guiding Activity environment. To do só, the theoretical and methodological basis were studied and Geometry’s historic-logic movement was assessed. After data gatherings in the websites of Pedagogic Activity Study and Research Group and Higher Education Staff Improvement Coordination’s Thesis and Dissertations Catalog, five Geometry learning displacement situations were analyzed, according to the Teaching Guiding Activity, in their conceptual, cognitive and instructional aspects. One of these situations was chosen, adapted and promoted in a Parana state public school, and the results showed its capacity to initiate students’ activity, providing a general overview of geometrical concepts. It is expected that this research contributes to the elaboration of other learning displacement situations and to the Teaching Guiding Activity and Didactical Analysis comprehension in the Didactics of Mathematics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30271
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisedidaticasituacoesgeometria.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons