Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30247
Título: Introdução à cinemática com suporte de animações em Scratch
Título(s) alternativo(s): Introduction to kinematics with support of animations in Scratch
Autor(es): Oliveira, Josemar da Silva de
Orientador(es): Zara, Reginaldo Aparecido
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Estratégias de aprendizagem
Física - Experiências
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Active learning
Learning strategies
Physics - Experiments
Scratch (Computer program language)
Data do documento: 13-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Josemar da Silva de. Introdução à cinemática com suporte de animações em Scratch. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um Produto Educacional, na forma de uma Sequência Didática (SD), para a discussão de conceitos de Cinemática do Movimento com alunos do Ensino Médio. O Produto Educacional busca explorar as ideias introdutórias de Cinemática, tendo como suporte animações criadas em Scratch. Aliada às animações, a SD prevê a utilização de diferentes recursos didáticos que possibilitam uma aprendizagem significativa. A SD proposta foi aplicada na modalidade de ensino remoto, para uma turma de 1ª Série do Ensino Médio de uma Escola Cívico-Militar do estado do Paraná. Participaram efetivamente da atividade um total de 8 alunos. Os resultados foram analisados de forma qualitativa, denotando uma motivação maior dos estudantes com aulas mais dinâmicas. A análise do material produzido pelos alunos durante a execução das atividades sugere indícios de uma aprendizagem significativa.
Abstract: This work describes the development of an Educational Product, in the form of a Didactic Sequence (DS), for the discussion of concepts of Kinematics for high school students. The Educational Product seeks to explore the introductory ideas of Kinematics, supported by animations created in Scratch. Allied to animations, DS provides for the use of different teaching resources that enable meaningful learning. The proposed SD was applied in the form of remote teaching, for a class of 1st Grade of High School of a Civic-Military School in the state of Paraná. A total of 8 students effectively participated in the activity. The results were analyzed qualitatively, denoting a greater motivation of students with more dynamic classes. The analysis of the material produced by the students during the execution of the activities suggests signs of a meaningful learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30247
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
introducaocinematicascratch.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
introducaocinematicascratch_produto.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons