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Título: Proposta de framework para construção de jogos de tabuleiro para a área de gestão de projetos de software
Título(s) alternativo(s): Framework proposal for building a bord game in the area of software project management
Autor(es): Mussi, Ricardo Brambila
Orientador(es): Fabri, Jose Augusto
Palavras-chave: Jogos educativos
Administração de projetos
Jogos de tabuleiro
Educational games
Project management
Board games
Data do documento: 24-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MUSSI, Ricardo Brambila. Proposta de framework para construção de jogos de tabuleiro para a área de gestão de projetos de software. 2022. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.
Resumo: Com a aprovação de um projeto da UTFPR-CP junto ao Cerne do Sebrae em 2015, com vertente na criação de projetos educacionais inovadores, alunos da disciplina de Gestão de Projetos de Software do PPGI foram convidados a criarem quatro jogos de tabuleiro com a finalidade de ensinar o conteúdo de Gestão de Projetos de Software. Os alunos observaram durante as montagens dos jogos algumas dificuldades, como: tornar o jogo atrativo, prazeroso, identificar quais elementos de jogos seriam utilizados, e ao mesmo tempo como conseguir apresentar conteúdos educacionais aos jogadores. Para resolver as dificuldades encontradas, levantou-se duas questões. Quais seriam as características importantes para criação de jogos de tabuleiro? É possível criar um processo de jogos de tabuleiros para a apresentação de conceitos ligados a gestão de projeto de software aos alunos da graduação e da pós-graduação? Diante destas questões iniciou-se pesquisa na literatura, para identificar características de jogos de tabuleiro. O resultado da pesquisa foram diversas características, que foram agrupadas em categorias, em um diagrama de mapa mental. Após a construção do mapa mental, notou-se a necessidade de indicar quais etapas poderiam serem utilizadas na criação de jogos, a partir da experiência gerada na criação dos jogos de tabuleiro e dos artigos analisados, o processo foi materializado, sendo desenvolvido um fluxograma, que possui as etapas a serem seguidas na criação de jogos de tabuleiro. Após a materialização do mapa mental e do fluxograma que juntos originam o Framework objetivo deste trabalho, utilizado na criação de jogos, este foi aplicado junto aos alunos da turma de 2021 da disciplina de Gestão de Projetos de Software. Os resultados obtidos foram quatro novos jogos, completos, com regras, mecânica e história. Podendo ser considerado que o Framework, pode auxiliar na criação de jogos de tabuleiro.
Abstract: With the approval of a UTFPR-CP project with Cerne do Sebrae in 2015, with the creation of innovative educational projects, students of the discipline Software Project Management at PPGI were invited to create board games with the purpose of teaching the content of Software Project Management. The games can be observed during the assembly of some difficulties, such as: making the game attractive, pleasant, identifying elements of the games used, and at the same time how to present educational content to the players. To resolve the difficulties, two questions are asked. What would be the important characteristics for the creation of board games? Do created a project management process possible for a presentation of related software concepts to game management and graduate students? Faced with problems initiated, research in the literature was carried out to identify characteristics of board games. The search result among various characteristics, which were grouped into categories, in a mind map diagram. After the construction of the map, if the need to indicate which projects were used in the creation of games from the experience and in the creation of the elaborate board games, the process was not developed mentally from the works studied, or from the flow process, being developed a chart, which has the steps to follow in creating board games. After the materialization of the mental map and the flowchart that together give rise to the objective Framework of this work, using the creation of games, it was applied to the students of the class of 2021 of the Software Project Management discipline. The results obtained were four new games, complete with rules, mechanics and history. It can be considered that the Framework can assist in the creation of board games.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30189
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