Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Eduardo Lemes-
dc.date.accessioned2018-03-23T13:25:52Z-
dc.date.available2018-03-23T13:25:52Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Eduardo Lemes. Estratégia metodológica aos transtornos específicos de aprendizagem em física moderna e contemporânea: um estudo. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3016-
dc.descriptionAcompanha: Plano de estudo personalizado: o efeito fotoelétricopt_BR
dc.description.abstractThis work investigated concepts of Modern and Contemporary Physics focused on the photoelectric effect through the elaboration and application of the personalized study plan (PEP), which consists of practical and experimental activities directed to dyslexic students. It was organized in four stages: the teachers, the school, the family and the participant of the research in the research question “What are the signs of learning and inclusion of a student with dyslexia associated with the stages of PEP and concepts of the photoelectric effect? "Applied in a college of the state public network, located in the city of Apucarana in the north of Paraná, offering Primary, Secondary and Professional Education was attended by teachers, the mother of the dyslexic student and the student with Specific Learning Disorder. The exploratory descriptive work, with a predominantly qualitative approach, was developed through field research. The data collection was performed through a semi- structured interview, in which the answers served to investigate the learning of physical concepts. The analysis of the results showed that the PEP, with experimental activities and the discussion of the physical terms facilitated the understanding, contributed not only to the student participating in the study, but also to the whole class in which the study took place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectElectromagnetismpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectDyslexiapt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleEstratégia metodológica aos transtornos específicos de aprendizagem em física moderna e contemporânea: um estudopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigou conceitos de Física Moderna e Contemporânea focados no efeito fotoelétrico através da elaboração e aplicação do plano de estudo personalizado (PEP), sendo este composto por atividades práticas e experimentais direcionadas aos alunos disléxicos. Organizado em quatro etapas abordou diferentes categorias, entre elas: os professores, a escola, a família e o participante da pesquisa diante da questão investigativa norteadora “Quais são os indícios de aprendizagem e inclusão de um aluno com dislexia associado às etapas do PEP e aos conceitos do efeito fotoelétrico?”. Aplicado em um colégio da rede pública estadual, localizado na cidade de Apucarana no norte do Paraná, ofertando Ensino Fundamental, Médio e Profissional contou com a participação de professores, da mãe do aluno disléxico e o próprio aluno com Transtorno Específico de Aprendizagem. O trabalho de natureza descritivo exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa, foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, na qual as respostas serviram para a investigação da aprendizagem de conceitos físicos. A análise dos resultados revelou que o PEP, com atividades experimentais e a discussão dos termos físicos facilitou a compreensão contribuiu na aprendizagem não somente do aluno participante do estudo, mas de toda a turma na qual o estudo ocorreu.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6059814464331789pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.referee2Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee3Luciano, Ana Paula Giacomassi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Monteiro, Eduardo Lemes_2017.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Monteiro, Eduardo Lemes_2017_1.pdf680,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons